Ciência a favor dos pets: remédio novo pode ajudar cães mais velhinhos!

Por Cruzeiro do Sul

O anti-inflamatório pode ser uma alternativa para tratamento da artrose em cães idosos

Pesquisadoras da USP estão criando um remédio diferente para ajudar cachorros com uma doença que deixa as patinhas doloridas e dificulta os passeios e brincadeiras. Essa doença se chama osteoartrite e costuma aparecer quando os cães ficam mais velhos.

A novidade é que esse remédio é feito com partículas muito, muito pequenas, chamadas nanocristais, que ajudam o corpo a aproveitar melhor o medicamento. E mais: ele é líquido, o que facilita bastante na hora de dar para o pet, bem melhor do que os comprimidos difíceis de engolir!

Nos testes com cachorros da raça beagle, o novo remédio funcionou ainda mais rápido do que os tradicionais e ficou mais tempo no corpo. Isso significa que ele pode ajudar a aliviar a dor com doses menores e menos vezes por dia.

Antes de testar em cachorros, os cientistas experimentaram a fórmula em larvas de mariposa, um método comum na ciência. Deu tudo certo, e agora o plano é continuar os estudos até que o remédio possa ser vendido.

A ideia é melhorar a vida dos pets que já fazem parte da família, como dizem as pesquisadoras. Afinal, eles merecem carinho e cuidado também quando ficam mais velhinhos! (Da Redação, com informações da Agência SP)