Alunos de escola municipal usam massinha e imaginação para criarem vídeos
A atividade fez parte de uma oficina de Stop Motion, técnica usada para criar curtas a partir de fotografias
Hoje em dia, aprender a usar as mãos, ter paciência e soltar a criatividade é algo muito importante para as crianças. Diante disso, a Escola Municipal Professor Flávio de Souza Nogueira, que fica na rua Benedito Galdino de Barros, 47, na Vila Fiori, realizou uma oficina muito especial de Stop Motion, no dia 18 de junho, com os alunos do sexto ano.
Na sala de aula, cada grupo estava concentrado em uma tarefa: alguns pintavam o cenário, outros modelavam barcos com massinha, e outros ainda desenhavam e coloriam objetos para compor as cenas. Era como uma linha de produção criativa! Tudo isso faria parte de um vídeo animado no final.
O Stop Motion é uma técnica usada para criar vídeos a partir de fotografias. Funciona assim: monta-se um cenário e tira-se várias fotos, mudando um pouquinho os objetos a cada clique. Depois, as imagens são juntadas e viram um vídeo animado!
Quem apresentou a técnica para os alunos foi o produtor de cinema Luiz Felipe Marcondes, de 34 anos. “O Stop Motion é uma oficina onde a gente ensina como fazer uma cena com várias fotos, quadro a quadro. Aqui estamos usando massinha, desenhos e materiais que normalmente já existem na escola. Eles estão aprendendo como transformar tudo isso em vídeo”, explicou.
Luiz Felipe também comentou que esse tipo de atividade ajuda a sair um pouco da rotina das redes sociais. “É um trabalho mais artesanal, que traz uma experiência diferente. Eles fazem tudo com as próprias mãos e depois veem o resultado na tela. As crianças adoram!”, disse.
A aluna Sofia Nina Gomes, de 12 anos, já conhecia o Stop Motion por causa de filmes como Coraline. “Achei muito legal poder fazer. É bom pra gente aprender mais sobre essa área da arte”, contou.
Já Alice Rodrigues Edvirges, de 11 anos, ouviu falar do Stop Motion no programa Conecta, no Sabe Tudo. “Aprendi sobre isso no ano passado. Acho uma arte muito boa, é legal e divertido. Eu fiz um barco de massinha e precisei usar bastante coordenação motora, porque tem que ter muito cuidado para ele não desmanchar.”
Para Luiz Miguel Maurício de Oliveira, de 11 anos, tudo era novidade. “É a primeira vez que vejo isso. Achei bem legal!”, contou ele, enquanto desenhava um jacaré para o cenário, um dos personagens principais da história, junto com o barquinho.
Segundo o produtor Luiz Felipe, o trabalho com audiovisual nessa idade é muito importante. “Ajuda a desenvolver a criatividade, a percepção e muitos outros conceitos que serão úteis para o futuro”, disse.
No fim, os alunos participaram de todas as etapas: montaram o cenário, movimentaram as peças e ajudaram na edição. O resultado foi um vídeo feito com muito capricho e criatividade, e, claro, com a assinatura dos novos pequenos produtores!
Você sabe o que é Stop Motion?
Imagine que você vai contar uma história com brinquedos, massinhas ou desenhos. A cada vez que os personagens se mexem um pouquinho, você tira uma foto. Depois, junta todas essas fotos bem rapidinho... e pronto! Parece que os personagens estão se mexendo sozinhos, como num filme de verdade!
Essa é a mágica do Stop Motion, uma técnica usada para fazer animações com paciência, criatividade e muuuitas fotos. Dá trabalho, mas o resultado é incrível!
Dica: você pode tentar fazer um Stop Motion em casa com seu celular! Use bonecos, papel ou massinha, e tire várias fotos, mexendo um pouquinho de cada vez. Depois, é só usar um aplicativo de animação (com a ajuda de um adulto!) e ver sua história ganhar vida!