Guaracava-cinzenta

Por Cruzeiro do Sul

Ave pequena, mede cerca de dez centímetros


Olá observador de aves. Hoje vamos falar sobre uma pequena ave bem discreta que vive nas partes mais altas das árvores, onde se movimenta rapidamente entre os galhos: a guaracava-cinzenta. Vamos conhecer mais sobre ela?

Observe a foto! O macho da guaracava-cinzenta tem penas acinzentadas com tons azulados, além de uma pequena listra branca no alto da cabeça. Já a fêmea é um pouco diferente, com o corpo em tons verde-oliva, uma cabeça cinza e uma listra amarela escondida que quase nunca aparece. Ambos possuem três faixas claras nas asas, o que ajuda a identificá-los. Como dissemos, ela é uma ave pequena, medindo cerca de dez centímetros.

Adora viver em copas de árvores, principalmente em matas secas e florestas próximas a rios. Prefere ficar em locais altos e escondidos, o que faz com que seja mais ouvida do que vista! Alimenta-se, principalmente, de insetos, como formigas, besouros e lagartas, mas também gosta de frutinhos pequenos. Para capturar seu alimento, ela usa técnicas bem interessantes: pode pegar os insetos direto das folhas ou dar pequenos voos para alcançá-los no ar.

A guaracava-cinzenta é bem ativa! Costuma estar sempre em casais, comunicando-se com assobios finos e depois um som repetido, como se fosse disparos de uma pistola a laser do filme Star Wars. É comum vê-la em bandos mistos com outras aves insetívoras, se movimentando entre os galhos em busca de comida.

A fêmea constrói um ninho pequeno e delicado, em formato de taça, feito de fibras vegetais e decorado com musgos e líquens para se camuflar na árvore. O ninho fica entre 7 e 14 metros de altura, bem escondido para proteger os filhotes. Põe dois ovos, que são brancos com manchinhas marrons. A incubação dura cerca de 15 dias, e, quando os filhotes nascem, ficam no ninho entre 14 e 16 dias, antes de começarem a voar. Durante esse tempo, os pais cuidam deles, trazendo comida e protegendo-os de predadores.

Faça sua parte: Vamos ajudar a guaracava-cinzenta a permanecer em nossas florestas? Para isso, é essencial ensinar as pessoas que precisamos proteger as árvores e florestas, pois elas são o seu lar, além de evitar o uso excessivo de pesticidas, já que os insetos são seu principal alimento. E, se encontrarmos um ninho, o mais importante é observar sem perturbar, permitindo que os filhotes cresçam em segurança sob os cuidados dos pais. Com essas pequenas atitudes, ajudamos a preservar essa incrível espécie e a manter o equilíbrio da natureza!

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)

Nome popular: Guaracava-cinzenta
Nome científico: Myiopagis caniceps (Swainson, 1835)