Transformando o velho em novo: ideias criativas para reciclar e reutilizar!

Por Cruzeiro do Sul

Tampinhas de garrafa ganham nova vida como brinquedo

 

Você sabia que muitas coisas que jogamos fora podem ganhar uma nova vida? Com criatividade, podemos transformar materiais usados em brinquedos, enfeites e até objetos úteis para o dia a dia. Além de ser divertido, reciclar e reutilizar ajuda o planeta, pois reduz o lixo e evita desperdícios.

Dicas para reciclar brincando

Latas viram porta-lápis: As latas de leite ou achocolatado podem se transformar em porta-lápis coloridos. Basta lavá-las bem, tirar o rótulo e decorar com tinta, papel colorido ou adesivos.

Caixas de papelão viram brinquedos: Uma caixa grande pode virar uma casinha de boneca, um castelo ou até um carro de corrida. Use tinta, papel e tesoura para criar janelas, portas e detalhes divertidos.

Rolinhos de papelão viram bichinhos e fantoches: Os rolos de papel higiênico podem ser transformados em corujinhas, cachorrinhos e outros animais. Basta usar cola, papel colorido e criatividade!

Garrafa PET vira cofrinho ou vaso de planta: Cortando e decorando garrafas PET, você pode fazer cofrinhos divertidos para guardar suas moedinhas ou vasos para plantar flores e temperos.

Gostou dessas ideias? Temos mais algumas, anota aí:

Tampinhas de garrafa viram jogos: Cole tampinhas em um pedaço de papelão para criar um jogo da velha ou um dominó caseiro.

Caixas de ovos viram organizadores ou brinquedos: Você pode pintar e usar para guardar pequenos objetos ou até transformá-las em miniaturas de animais.

Folhas de caderno usadas viram bloquinhos de anotação: Junte as folhas em branco que sobraram, corte no mesmo tamanho e prenda com um grampo ou fita.

Meias velhas viram fantoches: Com cola, botões e pedaços de feltro, você pode criar personagens divertidos para brincar.

Um desafio para você!

Que tal criar algo novo usando materiais recicláveis? Chame seus amigos ou sua família e divirtam-se juntos! O meio ambiente agradece e você ainda pode inventar um brinquedo exclusivo. (Da Redação)