História e Magia do Lápis de Cor

Por Cruzeiro do Sul

.

Você sabia que colorir é uma paixão que nos acompanha desde os tempos antigos? As figuras rupestres desenhos, pinturas ou gravações feitas por povos antigos nas paredes de cavernas, rochas ou abrigos naturais mostram que nossos antepassados já usavam materiais da natureza para criar cores vibrantes e dar vida às suas ideias. Essas obras, encontradas em cavernas ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil, são o testemunho de como a arte é parte da história humana.

Como surgiu o lápis de cor?

O lápis de cor, que hoje é companheiro de crianças e artistas, veio depois do lápis de grafite. A ideia de criar um lápis colorido surgiu quando se começou a misturar cera, resina e pigmentos coloridos à tradicional mistura de grafite e argila. Essa combinação permitiu que se desenhasse com cores de forma fácil e prática.

Foi em 1839 que o alemão Johann Faber deu um grande passo para a popularização do lápis ao inventar uma máquina que fabricava lápis com capas de madeira. Essa inovação deixou os lápis muito parecidos com os que conhecemos hoje e transformou o lápis de cor em um sucesso pelo mundo.

O lápis, seja ele de grafite ou de cor, é uma ferramenta mágica para liberar a imaginação e criar coisas fantásticas. E você, o que mais gosta de desenhar ou colorir? Pegue seus lápis de cor e comece agora mesmo uma nova aventura criativa!

(Da Redação, com informações da Mental Floss)