Tico-tico

Por Cruzeiro do Sul

Esta pequena ave adora lugares abertos, como campos, jardins e parques

Nome popular: Tico-tico

Nome científico: Zonotrichia capensis (Statius Muller, 1776)

Oi, pequeno leitor! Hoje vamos aprender sobre uma ave muito especial que pode ser encontrada em nossa cidade: o tico-tico.

Vamos descobrir mais sobre ela!

Observe a foto! O tico-tico é uma ave pequena, mas cheia de charme. Ele possui uma plumagem marrom-acinzentada com listras pretas na cabeça e uma mancha alaranjada no peito. Possui cerca de 10 centímetros.

Adora viver em lugares abertos, como campos, jardins e parques. É comum vê-lo pulando pelo chão em busca de alimento, sempre muito esperto e curioso. Tem uma dieta variada, incluindo sementes, insetos e pequenos frutos.

Seu ninho é feito de capim e outros materiais vegetais, e é colocado geralmente no chão ou em arbustos baixos. A fêmea costuma botar de dois a cinco ovos, que são verde-amarelados com manchas avermelhadas. A incubação, que é o tempo que os ovos ficam no ninho até os filhotes nascerem, dura cerca de 15 dias. Tanto o macho quanto a fêmea cuidam dos filhotes, que saem do ninho entre 16 e 22 dias.

Aqui vai uma curiosidade interessante sobre o tico-tico. Frequentemente, se torna hospedeiro dos ovos do chopim, uma ave parasita de ninhos. O chopim não constrói seu próprio ninho; em vez disso, põe seus ovos no ninho de outras aves que vão criá-los. O curioso é que o tico-tico cria os filhotes do chopim como se fossem seus, mesmo que os filhotes do chopim geralmente cresçam mais rápido e, sejam bem maiores que os pais adotivos. Esse comportamento do chopim é chamado de parasitismo de ninho. Fascinante, não acha?

Faça sua parte: Para ajudar a conservar o tico-tico em nossa cidade, podemos cuidar dos espaços verdes, plantar árvores e arbustos nativos, e evitar o uso de pesticidas. Pequenas ações fazem uma grande diferença para essas aves encantadoras!

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)