Pipira-vermelha
Olá, explorador da natureza! Hoje vamos falar sobre uma ave que parece uma verdadeira joia voadora: a pipira-vermelha. Ela é fácil de reconhecer por sua cor vibrante e charme especial!
Observe a foto! A pipira-vermelha mede entre 16 e 18 centímetros. Os machos possuem uma plumagem de um vermelho intenso e brilhante em quase todo o corpo, exceto pelas asas e cauda, que são anegradas. Seu bico é uma das suas características mais marcantes. Ele é de cor branca-azulada, parecendo uma peça de porcelana. As fêmeas são mais discretas, com tons de marrom e cinza.
Gosta de viver em matas alagadas, bordas de matas, jardins e parques urbanos próximos a corpos d’água. Sua alimentação é composta, principalmente, por frutas, como mamão, banana e goiaba, mas ela também come insetos e sementes.
Constrói seu ninho em arbustos densos ou em galhos de árvores mais baixas, usando materiais como raízes, folhas secas e gravetos. O ninho tem forma de taça e é bem protegido pelas folhas ao redor, construído em forquilhas ou na base de folhas de palmeiras. A fêmea geralmente põe de dois a três ovos de cor esbranquiçada, com pequenas manchas marrons. Os ovos são incubados por cerca de 15 dias, e depois de nascerem, os filhotes permanecem no ninho por, aproximadamente, dez dias até que estejam prontos para voar. Os pais cuidam dos filhotes, trazendo comida e protegendo-os de predadores.
Faça sua parte: Para ajudar a pipira-vermelha a se sentir em casa em nossa cidade, podemos plantar árvores frutíferas em jardins, parques e quintais, e evitar o uso de pesticidas, que podem prejudicar as aves e sua alimentação. Preservar as áreas verdes e os arbustos também é essencial para que essa linda ave continue nos encantando!
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)