Eu já li
A receita da diversão
Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão
Há poucas coisas mais importantes no planeta do que a terra e a água. Percebemos isso ao interagir com esses dois elementos, nas mais variadas situações. Ao serem misturados, terra e água têm um papel fundamental na infância pelas infinitas possibilidades que essa experiência pode trazer. A terra aqui é a matéria prima das mais diferentes “experiências gastronômicas” e analogias. Um brincar que está quase em extinção num mundo em que muita gente pensa que terra é sujeira, que quer tudo resolvido num clique e onde ninguém tem tempo para nada.
Através do brincar, a criança experimenta o novo de forma livre e espontânea, se constituindo como ser humano sensível e capaz. E se o ato de brincar por si só é revolucionário, brincar com a lama e outros elementos é um alegoria dessa potência revolucionária na infância.
Neste livro, os autores Jonh Cage e Lois Long trazem a forma mais primitiva de brincar, numa curiosa receita de torta de lama que, através dela, conecta crianças do mundo todo em sua atenção inata por tudo que provém da natureza. O passo a passo é minucioso, inclui medidas, tempos e misturas, que, pude comprovar sob a supervisão de 30 crianças animadas, funcionam formidavelmente.
Uma publicação da Editora Ameli.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil