‘Quinzinho’ comemora 55 anos com festa para os animais
55 anos e contando. No último dia 20 de outubro o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB) comemorou mais um aniversário. Para celebrar a data, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) preparou uma festinha pra lá de especial com direito a bolo, presentes e outras surpresas a algumas espécies que habitam o local.
Festa sem convidado não é legal. Por isso, estudantes das escolas E.M. Maria Domingas Tótora de Góes, São Tomás Aquino e Conviver, de Capão Bonito, estiveram no Zoo para preparar o banquete e cantar “feliz aniversário” às estrelas do dia.
Como o parque tem mais de 1 mil animais de 250 espécies diferentes, foi necessário escolher alguns: lhamas, avestruz, antas, macacos-barrigudos, veados-catingueiros, tucano, tigre-de-bengala, macaco-aranha-de-testa-branca e hipopótamo.
Os bolos, presentes e surpresas, chamados de enriquecimento ambiental, são alimentos e objetos preparados de forma muito especial, com equilíbrio nutricional e que, além disso, visam estimular os instintos naturais dos animais e promover o seu bem-estar. E os ingredientes escolhidos levam em conta a dieta específica para cada espécie.
Não é somente a escolha do alimento que é importante. Eles são elaborados de uma forma diferente, que aguça a curiosidade dos animais e, também, podem ter alguns artifícios, como os que foram entregues ao veado-catingueiro, com folhas de amoreira saindo de uma bexiga forrada com papel-machê. “Por instinto, eles não consomem o papel, mas o estímulo de buscar, ali dentro, os alimentos é uma espécie de desafio, importante também para o animal”, descreveu a bióloga do Zoo de Sorocaba, Peônia Pereira.
Chiara, de 10 anos, estava entre os estudantes do grupo da Escola São Tomás Aquino. “Não é a primeira vez que eu venho no zoológico, mas, hoje, foi muito legal participar do aniversário”, disse a menina, que é fã do urso, da tartaruga e dos macacos.
“Eu gostei mais de ver o tigre!”, completou a colega Alice, de 10 anos. “Mas quero voltar aqui, outras vezes. Também para ver os macacos e os jacarés”, acrescentou. Laura, da mesma idade, ficou surpresa e encantada com as novidades. “Foi a primeira vez que vi uma cobra tão de perto. Achei muito legal”, ela falou.
O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros está localizado na rua Theodoro Kaisel, nº 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)