Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

De um ovo trincado...

29 de Abril de 2023 às 22:15
Cruzeiro do Sul [email protected]
Filhote de arara-azul-de-lear segue em observação no Zoo-SP
Filhote de arara-azul-de-lear segue em observação no Zoo-SP (Crédito: PAULO GIL / ZOO-SP)

O Zoológico de São Paulo comemora mais um nascimento importante para a preservação da fauna no Brasil. Uma Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) sobreviveu após biólogos localizarem o ovo, com a casca trincada, dentro do ninho. O filhote é fruto do casal Maria Clara e Francisco, que realizou a postura de três ovos, mas os outros dois foram acidentalmente quebrados pelos pais.

O terceiro ovo foi recolhido, passou por reparo, e encaminhado para incubação artificial. Mesmo com poucas chances de sobrevivência, em razão dos riscos de contaminação decorrentes das avarias na casca, a arara conseguiu se desenvolver e nasceu no fim de fevereiro pesando 20,5 gramas. O filhote segue em observação na área de manejo onde recebe alimentação apropriada e é acompanhado por biólogos e veterinários.

Maria Clara e Francisco chegaram ao Zoológico de São Paulo em 2004 e 2006, respectivamente, vítimas do tráfico de animais, após apreensão da Polícia Federal e do Ibama. O casal reproduziu 17 aves, das quais duas foram soltas na natureza, no Parque Nacional do Boqueirão da Onça, na Bahia. O novo filhote, cujo sexo será verificado posteriormente por meio de exame de DNA, é irmão do Teobaldo - primeira arara a nascer no país, há oito anos, no âmbito do programa de preservação.

A ave é endêmica da caatinga baiana, e está classificada como Em Perigo (EN) de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). (Da Redação)