Eu já li
Solidariedade e afeto
Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão
A Austrália é um país continental, cercado pelos oceanos Índico e Pacífico. Sua fauna é única, 80% das espécies só existem naquela região. Eu quando penso nesse país, logo lembro do canguru, seu animal símbolo, mas existem centenas de outros bichos; como por exemplo o bandicoot, o vombate, a equidna... todos eles bem diferentões, pelo menos para nós, que moramos do outro lado do mundo.
O autor desse livro, Stephen Michael King, mora com sua esposa e seus dois filhos numa pequena ilha da costa da Austrália. É lá onde nascem suas histórias, todas elas ricas em natureza e afeto. Com “A arca do Coala” não podia ser diferente.
Um grande incêndio atinge a várzea do rio e, em pouco tempo, as chamas enchem o ar de cinzas. O coala, preocupado, sai com seu barco vasculhando as margens em busca de seus amigos e os resgata um a um. A pequena embarcação, a cada parada, vai acomodando mais animais, os leva até uma jangada a reboque, e só para quando todos estão a salvo.
Stephen fez esse livro inspirado na solidariedade da comunidade australiana diante dos grandes incêndios florestais que aconteceram no país em 2019. Inclusive, parte do lucro de suas vendas foi doada ao serviço de resgate e reabilitação de coalas. Uma bonita história de solidariedade.
Publicado pela Brinque Book e traduzido por Gilda de Aquino.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.