Gavião-de-rabo-branco

Por Cruzeiro do Sul

Ele tem as asas compridas e largas, destacando a cor branca quando está em voo.

Nome popular: Gavião-de-rabo-branco
Nome científico: Geranoaetus albicaudatus (Vieillot, 1816)

Você sabe o que é uma ave de rapina? Também chamadas de rapinantes, essas aves são carnívoras, ágeis, com bico curvado e afiado, visão extremamente eficiente e garras poderosas, o que as tornam habilidosas caçadoras, capturando suas presas em voos rápidos e precisos, daí o nome “rapina”, pois a ave rapta sua presa. As águias, urubus, falcões, gaviões e corujas fazem parte desse grupo. Agora que já sabemos o que é uma ave de rapina, vamos iniciar os estudos sobre a espécie desta edição: o gavião-de-rabo-branco.

Esse gavião tem as asas compridas e largas, destacando a cor branca quando está em voo. Já, a cauda é curta com uma larga faixa branca e uma barra preta e branca na ponta. A plumagem é negra acinzentada e, ao redor dos olhos, tem a cor branca. O bico curvado tem uma coloração negra acinzentada com a base amarela. Os pés são amarelos e contam com garras pretas extremamente afiadas. As asas na parte dorsal (de cima) possuem um trecho na cor ferrugem. Existem algumas aves dessa espécie que podem apresentar uma coloração toda negra, apenas com a parte de baixo das asas e peito brancos. São indivíduos portadores de melanismo, uma alteração que aumenta a produção de melanina. Podem medir entre 40 e 60 centímetros e pesar, aproximadamente, 1.200 gramas, com envergadura das asas podendo chegar a 143 centímetros.

O gavião-de-rabo-branco possui uma alimentação bem variada, comendo insetos grandes, sapos, mamíferos (principalmente, ratos e gambás), serpentes e outras espécies de aves de menor porte. São comumente vistos planando sobre pastagens em busca de alimentos e também usam a técnica da espreita para capturar suas presas. São habitantes de áreas campestres, cerrados, buritizais e campos de altitude. Também podem ser encontradas em cidades, como Sorocaba.

Em período reprodutivo, os gaviões-de-rabo-branco fazem seu ninho em árvores ou em rochas com galhos secos. Põem dois ovos manchados, que são chocados de 30 a 32 dias. Essa espécie tem um padrão de comportamento chamado cainismo: quando o primeiro ovo eclode e o filhote está maduro o suficiente, o outro irmão mais novo tem poucas chances de sobrevivência, pois o irmão mais velho pode rejeitar ou matar o mais novo.

Faça sua parte

As aves de rapina possuem um papel essencial para o equilíbrio da fauna e ajudam no controle de outros animais, evitando a superpopulação de roedores e aves. Manter a qualidade do habitat do gavião-de-rabo-branco é essencial para a sua sobrevivência e também para que possam contribuir com esse importante papel na natureza.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)