Alunos das escolas municipais aprendem skate e judô

Desde as últimas Olimpíadas, em Tóquio, o skate assumiu a condição de esporte olímpico e vem atraindo um número crescente de jovens

Por Cruzeiro do Sul

Garotada da EM Prof.ª Maria Domingas Tótora de Góes, na Vila Carol, arriscou as primeiras manobras sobre rodinhas.

O skate e o judô são duas das 13 modalidades esportivas com as quais os alunos das escolas municipais de Sorocaba estão tendo o primeiro contato pelo projeto “Eu pratico Esporte Educacional Escolar” da Secretaria de Educação (Sedu). No último dia 1º, alunos da E.M. Prof.ª Maria Domingas Tótora de Góes, na Vila Carol, foram para a quadra ensaiar os primeiros movimentos sobre rodinhas.

Quem ensinou as manobras à garotada foi o professor Bruno Eli de Oliveira, de educação física, skatista desde os 14 anos de idade. “Fiz uma opção pelo esporte desde a minha adolescência, mas nunca pensei que chegaria a um dia poder trazer isso para a escola, como professor. Eu me sinto muito emocionado, porque passei por muita coisa para continuar com esse esporte. Minha mãe, dona Márcia, que está aqui hoje, é testemunha disso. E sua maior preocupação era com a segurança. Por isso, ela sempre insistia para eu usar capacete”, relembrou o professor.

Francine Ribeiro de França é mãe de Enzo Raphael, de 9 anos. “Ele nunca andou de skate antes, mas, agora, está adorando a chance. Não só ele, como os colegas também, que estavam muito ansiosos pelas aulas”, contou. Wellingon Felipe de Olveira, pai do garoto Felipe, de 9 anos, relata que a iniciativa de participar das novas aulas foi do próprio filho. “Ele nunca teve contato com esse esporte antes, mas ficou bastante animado e pediu para fazer parte da turma. E vejo que está gostando muito”, avaliou o pai.

As meninas também são presença garantida nas aulas. Maria Luiza, que prefere ser chamada de Malu, e Vitória, não veem a hora de começar a aprender as manobras. “Eu fiquei logo interessada, porque não pratico muito esporte, e acho que o skate vai me fazer exercitar de um jeito muito legal”, disse Malu. “Eu não pretendo continuar, como profissional, no skate, mas quero muito aprender a andar e curtir isso com minhas amigas”, completou Vitória.

Desde as últimas Olimpíadas, em Tóquio, o skate assumiu a condição de esporte olímpico e vem atraindo, principalmente, um número crescente de jovens.

No tatame

Os que estão aprendendo judô são os alunos das E.M. Dr. Achilles de Almeida, e da E.M. Quinzinho de Barros, ambos na Vila Hortência. Eles se reuniram no Centro de Referência em Educação (CRE) para um treino coletivo coordenado pelo técnico em esporte da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Leonardo de Oliveira e Silva, com os professores de educação física da Sedu, Anderson de Lucena e Rafael de Moraes Carvalho Dias.

“Ver tantas crianças envolvidas com o esporte e interessadas em praticar o judô é algo fenomenal! Percebemos que o esporte está sendo muito bem visto e procurado, especialmente após a pandemia, quando muitas famílias se deram conta da importância de colocar as crianças para se movimentar, mas, além disso, participar de algo que defina disciplina, que ofereça respeito. Antes de qualquer questão corporal, estão buscando os valores imbuídos no esporte”, comentou Oliveira e Silva. (Da Redação, com Secom Sorocaba)