Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Extinção ameaça 20% dos répteis

07 de Maio de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Tartarugas e crocodilos são as espécies mais afetadas.
Tartarugas e crocodilos são as espécies mais afetadas. (Crédito: MIKE MULHOLLAND/GETTY IMAGES/AFP (28/4/2022))

Um em cada cinco répteis no mundo está ameaçado de extinção. É o que revelou na última quarta-feira (27) um estudo publicado na revista Nature e que se baseia na observação de 10.000 espécies de tartarugas, crocodilos, lagartixas e serpentes. Trata-se de uma avaliação global do risco de extinção dos répteis realizada durante mais de 15 anos e assinada por mais de 50 autores.

As espécies ameaçadas são classificadas em três categorias: vulnerável, em perigo ou em risco crítico, segundo os níveis da lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). No entanto, este relatório destaca que os répteis estão proporcionalmente menos ameaçados que os mamíferos ou os anfíbios, embora mais do que os pássaros.

Algumas regiões estão mais expostas do que outras, como o sudeste da Ásia, o oeste da África, o norte de Madagascar, o norte dos Andes e o Caribe. Também estão mais ameaçados os répteis que vivem em florestas, cerca de 30%, contra apenas 14% dos que vivem em zonas áridas.

As tartarugas e os crocodilos são as espécies mais afetadas, vítimas da superexploração e a caça. Outro exemplo seria a icônica cobra-real, que se espalhava pela Índia e o sudeste asiático. Já os lagartos endêmicos encontram-se ameaçados pela introdução de predadores. (Da Redação, com AFP)