Pica-pau-verde-barrado

Por Cruzeiro do Sul

A plumagem esverdeada ajuda na camuflagem.

Nome popular: Pica-pau-verde-barrado
Nome científico: Colaptes melanochloros (Gmelin, 1788)

Seu charme está no topete vermelho e preto! Essa coloração da cabeça é única entre os pica-paus. Observe a foto! O pica-pau-verde-barrado pode medir cerca de 25 centímetros, possui a cabeça vermelha e preta, com destaque para a face e sobrancelha brancas, e seu corpo e ventre são carijó esverdeados. O macho possui um “bigode” vermelho na região do bico. Sua plumagem esverdeada ajuda na camuflagem.

Veja o seu bico! Alimenta-se principalmente de formigas e cupins e, para obter esses pequenos insetos, o pica-pau-verde-barrado possui uma secreção na língua que age como uma cola pegajosa.

Vive em matas de galeria, cerrado, caatingas, campos com árvores e na borda de florestas. Pode ser encontrado também em praças, parques e jardins nas cidades, incluindo Sorocaba.

Quando está na época reprodutiva, o macho se exibe para a fêmea em um cortejo pré-nupcial. O casal faz seu ninho em cavidades de árvores mortas, forrado com madeira por dentro para formar uma câmara incubatória (onde choca os ovos) para proteger os filhotes. Põem de dois a quatro ovos. Os filhotes nascem nus e cegos (nidícolas) e são alimentados pelos pais, que regurgitam uma massa de insetos.

Faça a sua parte

Para que o pica-pau-verde-barrado tenha árvores ocas para fazer seu ninho, precisamos conservar nossas florestas. Por isso, vamos ajudar a manter as áreas verdes de nossa cidade para que possamos ter essas aves incríveis sempre por perto.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)