É o bicho
Os animais também fogem da guerra
Seis leões e seis tigres de um abrigo para animais maltratados perto de Kiev, na Ucrânia, puderam ser enviados para a Polônia na semana passada. O zoológico de Poznan recebeu os animais. Eles foram transportados em um caminhão que percorreu quase mil quilômetros, saindo de Kiev, para evitar a região de Khitomir, bombardeada pelas forças russas.
Em um ponto da viagem, o caminhão teve de parar durante a noite quando ficou cara a cara com tanques russos. O motorista se escondeu no veículo, enquanto a dona do abrigo, Natalia Popova, teve de se juntar ao comboio para alimentar os felinos, porque os membros da escolta não sabiam como fazê-lo, contou à AFP a porta-voz do zoológico, Malgorzata Chodyla.
Na fronteira, os animais foram transferidos para um caminhão polonês, e o motorista ucraniano retornou para sua cidade natal para encontrar sua família. Mas atravessá-la também não foi fácil, pois a administração ucraniana não conseguiu redigir os documentos necessários para a saída dos animais.
A diretora do zoológico de Poznan, Ewa Zgrabczynska, entrou em contato com várias organizações ocidentais que poderiam acolher os animais. Ela também lançou uma campanha de arrecadação de fundos para cuidar dos animais. (Da Redação, com AFP)