Voa ou não voa?

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

Por Cruzeiro do Sul

De vez em quando eu brinco com os meus alunos de “voa ou não voa?” Coloco as crianças em roda e vou dizendo o nome de vários animais, e se o animal voa as crianças devem levantar as mãozinhas e sacudi-las imitando um bater de asas, se o animal não voa elas permanecem com as mãos apoiadas nas pernas cruzadas. Sempre é divertido e rende algumas confusões: me lembro da vez em que uma criança teimou comigo que lagartixa voava (voar é diferente de subir pelas paredes, né?). Mas se tem um bicho que não provoca dúvidas sobre sua falta de habilidade para o vôo, esse bicho é o porco.

Ninguém erra, todo mundo sabe que porco vive na terra firme e é bem difícil tirá-lo do chão.

Todo mundo sabe, menos a Porquinha dessa história, que só quer saber de voar. Enquanto ela tenta alcançar seu objetivo de todos os jeitos possíveis, seu amigo, o elefante Geraldo, acompanha de perto suas travessuras e tenta convencê-la de que esse é um sonho impossível. Mas Porquinha não desiste fácil, e conta com uma ajuda inesperada e surpreendente. Será que ela vai conseguir?

“Hoje vou voar!” é uma das muitas histórias dessa dupla de amigos inseparáveis e é ideal para crianças a partir dos três anos de idade. Tenho certeza que todo mundo vai curtir. Uma história escrita e ilustrada por Mo Willems e publicada pela Companhia das letrinhas.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.