Um dia raro para o orangotango de Sumatra

O orangotango de Sumatra é uma das três espécies de orangotangos existentes no planeta e vive na Ilha de Sumatra, na Indonésia

Por Cruzeiro do Sul

Filhote que nasceu saudável está sendo acompanhado em incubadora por veterinários

Uma fêmea de orangotango de Sumatra (Pongo abelii), espécie de primata ameaçada de extinção, deu a luz a um filhote macho saudável em um zoológico dos Estados Unidos na véspera do Natal.

O parto aconteceu no Audubon Zoo, em Nova Orleans, no estado americano da Luisiana. A fêmea Menari estava grávida de gêmeos, o que é extremamente raro, presente em menos de 1% das gestações da espécie.

Entretanto, um dos filhotes não sobreviveu porque estava mal posicionado no ventre da mãe.
O orangotango de Sumatra é uma das três espécies de orangotangos existentes no planeta e vive na Ilha de Sumatra, na Indonésia.

É classificado como criticamente em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Essa classificação é a terceira pior situação possível, superada apenas pela extinção na natureza e pela extinção completa de uma espécie.

De acordo com a IUCN, o último levantamento de população selvagem dos orangotangos de Sumatra encontrou apenas 13.846 indivíduos em uma área de 16.775 km² de floresta. (Da Redação)