Curicaca

Por Cruzeiro do Sul

Trata-se de uma ave grande que pode chegar a 70 centímetros de comprimento.

Nome popular: Curicaca
Nome científico: Theristicus caudatus (Boddaert, 1783)

Você já imaginou uma ave que se alimenta de um sapo venenoso e que não faz mal pra ela? A curicaca, além de se alimentar de insetos, ratos e pequenas cobras, não se incomoda nem um pouquinho com o veneno do sapo-cururu (Rhinella spp.), que faz parte da sua alimentação.

Também é chamada de despertador, no Pantanal, pois tem um canto forte, curto, dos timbres de uma galinha d’angola: “ki-ki-ki” e “tau-tá-ko”.

A curicaca é uma ave grande que pode chegar a 70 centímetros de comprimento. Chama atenção seu longo e curvo bico que contrasta com a coloração creme no pescoço, com detalhes amarelo-ouro em sua cabeça e no papo. Não possui penas no entorno dos olhos e suas asas são creme. As costas (dorso) são da cor cinza-claro que, quando brilha no Sol, ficam esverdeadas. A parte de baixo (barriga e peito) é preta e seus pés são rosados/avermelhados quando adultos.

Adora voar a grandes alturas, em pequenos bandos ou sozinha, e, por onde passa, tem grande importância por ser uma excelente controladora de invasores naturais, como ratos, cobras, lagartos e sapos, que fazem parte da sua dieta.

Vive em campos secos, alagados, como brejos e várzeas, além de pastagens e gramados. Costuma pousar em torres e postes de energia, onde pernoita utilizando esses locais como dormitório.
Faz seu ninho de gravetos em árvores ou mesmo em grandes rochas nos campos. É muito comum encontrá-la fazendo ninho em palmeiras, coqueiros e araucárias. Põe de dois a quatro ovos e pode formar colônias numerosas durante a época de reprodução.

Faça a sua parte

Ajude a conservar os campos alagados e brejos de nossa região, que podem servir de local para as curicacas se alimentarem. Também é importante lembrar de proteger as grandes árvores espalhadas a nossa volta, que servem de abrigo e local para ninho desta linda ave e seus filhotes. A curicaca nos ajuda alimentando-se de animais invasores, por isso vamos ajudá-la a viver feliz na natureza!

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).