Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Locomotiva 58 leva as crianças em uma viagem pela história

26 de Dezembro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Locomotiva fez 24 passeios dentro da programação do Natal.
Locomotiva fez 24 passeios dentro da programação do Natal. (Crédito: Divulgação)

Conhecer um meio de transporte diferente, apreciar a vista e curtir um novo caminho. Tudo isso foi possível durante um passeio de trem na programação Sorocaba Iluminada -- Natal 2021, quando crianças, jovens e até adultos realizaram passeios gratuitos na antiga Locomotiva 58. Conhecida como “Maria Fumaça”, a máquina, construída em 1891, permaneceu em atividade até os anos 1960, fez parte da história da cidade e de muitos sorocabanos e está sendo restaurada.

O Cruzeirinho acompanhou um dos 24 passeios realizados por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária. O som do apito anunciava a partida, junto com a fumaça, que podia ser vista de longe, enquanto as rodas seguiam pelos trilhos da cidade. Nem a garoa impediu a Locomotiva 58, movida a carvão, de trabalhar. Ela percorreu os trilhos da Estação Paula Souza até a Vila Assis, em um percurso de, aproximadamente, uma hora de duração.

Matheus Ribeiro de Sá, de 7 anos, não tirava os olhos da janela. - FÁBIO ROGÉRIO (15/12/2021)
Matheus Ribeiro de Sá, de 7 anos, não tirava os olhos da janela. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (15/12/2021))

As crianças, e até os adultos, que estavam a bordo se encantaram pela locomotiva, que funciona perfeitamente, mesmo com 130 anos de idade. Assim que o passeio começou, era possível ouvir os risos e a comemoração dos passageiros. Um deles era o Matheus Martins Ribeiro de Sá, de 7 anos, que não tirava os olhos da janela. O menino ficou impressionado com o seu primeiro passeio de trem. “Eu gostei. Foi muito legal. Deu para ver muitas coisas bonitas desse mundo”, contou, ao dizer que não sabia que tinha trem na cidade. “Já quero andar outra vez”.

Luciana Rosa Sugahara, de 9 anos, é neta de ferroviário. - FÁBIO ROGÉRIO (15/12/2021)
Luciana Rosa Sugahara, de 9 anos, é neta de ferroviário. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (15/12/2021))

A Luciana Rosa Sugahara, de 9 anos, também estava entre os passageiros a bordo do trem puxado pela 58. Para a menina, o passeio foi muito emocionante, principalmente por conhecer o lugar em que o avô trabalhava no passado. “Foi muito legal. O trem é bonito. A família inteira ficou feliz”, conta ao dizer que todos correram para chegar a tempo para fazer o passeio. Pelo caminho, Luciana viu muitas coisas, como flores, natureza e partes de Sorocaba. “Eu gostei”.

Você também quer embarcar nessa aventura? Devido ao grande sucesso de público, novos passeios gratuitos serão realizados com a Locomotiva 58 em 2022. Os interessados em participar devem ficar atentos às redes sociais e ao site da Prefeitura de Sorocaba, pois todas as novidades serão divulgadas por meio desses canais. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos