Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Leitura transformadora

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

05 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Tayó é uma menina criativa e divertida já conhecida de quem gosta e acompanha a literatura para infância. Para a nossa alegria, ela ganhou um livro recheado de pequenas histórias em quadrinhos que falam sobre identidade, empoderamento, preconceito e pertencimento.

Tayó e seu amigo Kayodê nos ajudam a refletir sobre várias questões sobre racismo, machismo e ancestralidade, usando como exemplo situações do cotidiano, nos mostrando o quanto ainda temos que evoluir e aprender sob um olhar fraterno de se colocar no lugar do outro. Kiusam descreve “Tayó em quadrinhos” da seguinte forma: “Tayó é potência e como ela, desejo ver outras crianças negras brasileiras da mesma forma”. A opção pelo gênero textual tirinha é pela sua eficácia em termos de comunicação direta e ágil para adultos e crianças. Como sou professora, questões focadas no letramento e alfabetização me preocupam. As tirinhas vêm também para servir como mais um recurso didático à disposição dos educadores pois além de formar são capazes de informar e divertir.

O que fica de mais significativo é o fato de que as crianças podem e devem fazer a diferença. A autora sabiamente vê o quanto as crianças podem ser protagonistas na transformação de conceitos.

Sua amiga e admiradora do seu trabalho, Penélope Martins, define a escritora de um jeito muito bonito: “Kiusam de Oliveira é dessas pessoas que fazem do pouco, muito. Uma palavra na boca dessa narradora de histórias pode crescer na velocidade da luz, transbordando em nossos corações.”

As tirinhas, coloridas e divertidas, desenhadas pela grafiteira e artista plástica Amora motivam, inspiram e ensinam. Uma publicação valiosa da Companhia das Letrinhas.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.