Sabiá-do-campo

Por Cruzeiro do Sul

Nome popular: Sabiá-do-campo
Nome científico: Mimus saturninus (Lichtenstein, 1823)

Observe a foto e as características do sabiá-do-campo! Essa ave apresenta uma coloração parda no dorso e em parte da cauda, que é longa e tem a ponta branca. O peito e a barriga são claros. Já, os olhos são amarelados e o supercílio é bege. A listra branca em cima do supercílio, que fica próximo a uma faixa negra perto dos olhos, é uma característica importante para a sua identificação.

Esse pássaro pode ter até 26 centímetros de comprimento e vive em campos abertos, caatinga, cerrado e áreas antrópicas, inclusive em cidades.

Agora preste atenção no bico dele! O que será que ele come? Ele se alimenta de sementes, frutos e insetos. Busca seu alimento no solo, em bandos de seis a 12 indivíduos, ao lado de outras espécies de aves que vivem no campo.

Uma curiosidade sobre o sabiá-do-campo é que ele possui diversas vocalizações, podendo imitar o canto de outras espécies de aves. Não é incrível?

Seu ninho é simples, feito com gravetos secos e grama, em forma de tigela rasa, confeccionado sobre árvores ou arbustos. Põe de dois a quatro ovos verde-azulados, com manchas cor de ferrugem.

O sabiá-do-campo tem um comportamento muito legal quando está no período de reprodução! Ele tem o que chamamos de ajudantes de ninho. O casal é auxiliado por um terceiro ou quarto indivíduo do bando, que talvez sejam crias de anos anteriores, que ajudam na alimentação e proteção dos novos filhotes. Os filhotes nascem após 12 ou 14 dias e abandonam o ninho entre 11 e 14 dias de vida.

Faça sua parte

O sabiá-do-campo é uma ave que come de tudo (onívora) e, por isso, precisa que nossos parques, praças e quintais tenham alimentos disponíveis para que ele permaneça em nossa cidade. Por isso, podemos ajudá-lo plantando árvores que poderão oferecer-lhe abrigo, frutos, sementes e, ainda, atrair insetos que ele possa comer.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)