Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

44 monstros

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

06 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Ele livro foi publicado pela primeira vez em 1964, há quase 60 anos, e foi um dos primeiros títulos infantis de Shel Silverstein. E para a nossa alegria, ele está voltando numa publicação renovada e linda da Companhia das Letrinhas.

“Fuja do Garabuja” é uma coleção de poemas sobre 44 monstros imaginários e esquisitos, inventados com o humor apurado do autor, daquele jeito maluco que as crianças adoram.

Nessa nova edição, o cantor e compositor Zeca Baleiro foi quem escreveu a contracapa: “O tom de fábula fantástica é um convite ao voo sem freios da imaginação, e aqui pouco importa a idade da criança que o ler -- se 4 ou 84.”

O autor uma vez falou do sucesso do livro. “Você faz algo, deixa-o simples, e todo mundo começa a carregá-lo com significados profundos”. Apesar da simplicidade formal, suas obras não poupam as crianças das coisas que acontecem na vida -- inclusive os finais não felizes -- e tocam em questões fundamentais, que fazem refletir e emocionam os pequenos e os grandes.

Entre as criaturas que vivem nos sonhos, nas sombras e até embaixo da pia, estão o Girete careca, que se esconde na casquinha de sorvete, e o Panadá, que habita o Canadá, mas é original do Panamá. E tem até um monstro brasileiro! Mas esse você precisa ler o livro para conhecer. Eles até podem dar um medinho, mas, no fim das contas, vão mesmo arrancar boas risadas dos leitores.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.