Carcará

Por Cruzeiro do Sul

Essa ave apresenta cores que variam do marrom ao preto.

Nome popular: Carcará
Nome científico: Caracara plancus (Miller, 1777)

Você conhece o Carcará? Essa ave é um dos rapinantes (aves carnívoros e caçadores) mais comuns do Brasil e pertence à família dos falcões (Falconidae). Ele não é um predador especializado, e sim um generalista e oportunista, ou seja, alimenta-se de quase tudo o que acha, desde animais vivos ou mortos até resíduos orgânicos produzidos pelos humanos, tanto nas áreas rurais, quanto urbanas. É um verdadeiro caçador, vive em busca de lagartos, cobras, sapinhos e caramujos e, até mesmo, rouba filhotes de outras aves como seu alimento.

Essa ave apresenta cores que variam do marrom ao preto, cabeça branca com um penacho preto que o deixa com aparência do Elvis Presley! Tem o pescoço branco listrado de preto e as pernas são altas com tarso (canela) amarelado. Outra particularidade marcante dessa ave é a cor alaranjada no bico. Essa região é conhecida como cera e ela pode indicar algumas características da espécie quando muda de cor. Se a cera apresenta uma cor mais avermelhada, geralmente, o Carcará está descansando, mas se ela fica mais amarela, ele pode estar disputando território ou se alimentando.

É encontrada em campos naturais, pastagens, áreas agrícolas, praias e até nos centros urbanos. O seu nome é devido à vocalização que emite quando precisa chamar a atenção de outros carcarás ou a comunicação entre o casal. Quando isso ocorre, ele dobra o pescoço e mantém a cabeça sobre as costas, enquanto emite o som.

Possui um hábito chamado de “Allopreening”, que é um comportamento social em que eles realizam a limpeza, removendo parasitas da plumagem de outra ave. Esse comportamento amigável pode ser compartilhado até com outras espécies, como, por exemplo, os urubus, com quem podem ser vistos voando ou pousado juntos, pacificamente, principalmente ao longo de rodovias e aterros sanitários.

O casal de Carcará constrói o ninho em conjunto, utilizando galhos e ramos de plantas e, geralmente, a fêmea põe de dois a três ovos. Enquanto está no ovo e depois que o filhote sai do ninho, ele permanece sob os cuidados dos pais.

É considerado por certos índios como uma ave de mau agouro (que pode trazer azar), porém, é apreciado por suas penas. No folclore brasileiro, o carcará é símbolo de pessoa triste, intrusa e também de pessoa atrevida.

Faça sua parte

Apesar de muito perseguido pela perda de habitat e por humanos, ainda está a salvo da lista de espécies ameaçadas de extinção, mas você pode ajudá-lo, conservando as áreas verdes e as ampliando, com o plantio de árvores. Junto com outras aves de rapina, o carcará tem uma profissão muito importante. Ele contribui no controle da população de roedores e também na limpeza do ambiente, ao se alimentar de carniça.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)