Buscar no Cruzeiro

Buscar

Qual a diferença entre aparelhos que diminuem a temperatura ambiente?

12 de Fevereiro de 2019 às 11:31

Qual a diferença entre aparelhos que diminuem a temperatura ambiente? Os condicionadores de ar são os mais eficientes, mas gastam bastante energia elétrica. Crédito da foto: Divulgação

A estação mais quente do ano - e neste ano coloque quente nisso! - tem proporcionado dias de calor muito forte em grande parte das cidades brasileiras, e Sorocaba não é exceção . Na procura por soluções para diminuir a sensação de desconforto e conseguir um pouco de alívio, as pessoas recorrem à compra de ventiladores, climatizadores ou aparelhos de ar-condicionado.

Cada uma das opções, no entanto, é indicada para casos e ambientes diferentes. Por conta disso, a Telhanorte, rede especialista em construção e reforma, apresenta dicas para a escolha correta do produto mais indicado para cada necessidade.

Aparelhos de ar-condicionado

Com precisão, estes aparelhos permitem ao usuário controlar a temperatura do ambiente e refrigerá-lo rapidamente, considerando que a sua potência e capacidade de resfriamento podem diminuir a temperatura em até 16 graus. O funcionamento consiste na retirada do ar quente do local, que é refrigerado e devolvido ao ambiente, tornando o clima ameno ou frio.

“Quem optar por essa solução, deve considerar alguns critérios antes da instalação, ou seja, verificar se há incidência direta do sol no local que acomodará o aparelho, além de calcular a área do ambiente e quantas pessoas costumam frequentá-lo”, explica Marcos Lima, gerente da Telhanorte. O cálculo pode ser facilmente obtido por meio de uma visita técnica ou utilizando a calculadora de BTUs (Unidade Térmica Britânica, medida da energia necessária para alterar a temperatura de um determinado volume de espaço), disponibilizada no site da Telhanorte. O ponto desfavorável dos aparelhos de ar-condicionado é o alto índice de consumo de energia elétrica.

Há duas versões básicas - os modelos split (que são formados por uma unidade interna. chamada Evaporadora, e uma externa, a Condensadora, e existem em várias versões), e os de janela, que têm as duas unidades num só equipamento.

Hoje há aparelhos de ar-condicionado que resfriam ou aquecem o ar. Nas regiões Sudeste e Sul, a possibilidade de também aquecer o ambiente vem sendo bem recebida.

Ventiladores

Qual a diferença entre aparelhos que diminuem a temperatura ambiente? Ventiladores de teto, mesa, parede, circuladores - todos são bem conhecidos, e de uso variado. Crédito da foto: Divulgação

Para ambientes com temperaturas elevadas e onde não há incidência direta do sol, o ventilador é a solução mais indicada ao permitir a circulação da massa de ar quente, diminuindo em cerca de três graus a temperatura do local. Com diversos modelos, podendo ser de parede, de mesa, de chão, fixados ao teto ou aparelhos circuladores, os ventiladores conseguem refrescar ambientes de até 20m² com até cinco pessoas, de maneira eficiente. A diferença entre as opções está no alcance do fluxo de ar produzido -- os modelos de teto distribuem o ar de modo uniforme, enquanto os de parede e de chão produzem um jato mais forte e mais dirigido de vento, enviando o ar para distâncias maiores, assim como os de mesa. Os circuladores cumprem o mesmo papel, mas espalham o fluxo de ar por um espaço maior.

O consumo médio de energia chega a 127 watts. “Quanto mais hélices ou pás, maior será o volume de ventilação, que está diretamente ligado à rotação do motor. Portanto, a escolha pelo ventilador deve levar em conta o design e o motor; esse último, inclusive, é essencial para determinar a potência de alcance de ar fresco, o gasto com a energia elétrica e o som emitido pelo aparelho que, dependendo da área empregada, como salas de estudo, por exemplo, pode ser um ponto desfavorável”, ressalta Lima.

Climatizadores

Qual a diferença entre aparelhos que diminuem a temperatura ambiente? Os climatizadores umidificam o ar e são eficientes na redução da temperatura. Crédito da foto: Divulgação

Para quem possui problemas respiratórios, os climatizadores de ambientes podem ser uma boa alternativa ao amenizar o calor. Capazes de diminuir até 8ºC na temperatura, os climatizadores utilizam água em seu funcionamento, fazendo com que o ar circule sobre e através da água, forçando sua evaporação e, consequentemente, baixando a temperatura. Com relação ao gasto de energia, o consumo pode ser comparado ao de uma lâmpada de 100 watts. “Outro fator importante é que, além de possuir a função de refrescar ambientes menores, alguns aparelhos podem ser usados para aquecer o ambiente durante o inverno, tornando o seu uso apropriado durante o ano inteiro”, complementa o especialista. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos