Casa e Acabamento

Quais os cuidados na instalação de interruptores e tomadas?

Quais os cuidados na instalação de interruptores e tomadas?
Eletrodomésticos exigem maior número de tomadas na cozinha. Crédito da foto: Dan Brunini / Divulgação

Localização e número de tomadas e interruptores elétricos nos cômodos de uma casa geram dúvidas para quem não tem conhecimento específico. Além das questões técnicas, que cabem aos construtores e eletricistas, de forma geral há orientações comuns, de bom senso. Por exemplo, os interruptores são posicionados a altura média de 1,20 metro do piso em usos gerais, logo na entrada dos ambientes. Porém, em situações específicas como o acionamento junto a mesinhas de cabeceira e nichos em marcenarias, esta altura pode variar, observa a arquiteta Isabella Nalon.

O acabamento para os interruptores e tomadas deve seguir uma mesma identidade, diz Isabella. Para essa definição, o estilo do cliente dentro do projeto dá o direcionamento sobre qual linha utilizar, seja mais neutra ou colorida, dependendo das cores das paredes, móveis e outros elementos.

Para não sentir falta daquela tomada depois que a casa ficou pronta, a arquiteta lembra que é importante que os futuros moradores identifiquem suas necessidades. “No caso de uma sala de TV com um grande volume de equipamentos para o home theater, é preciso incluir a observância tanto na capacidade do quadro de distribuição de elétrica, como na quantidade de tomadas”, detalha Isabella.

Quais os cuidados na instalação de interruptores e tomadas?
Interruptores têm altura adequada no quarto e sala de estar. Crédito da foto: Divulgação

Além dessa necessidade específica, ela explica que, na sala de estar, três a quatro tomadas costumam ser suficientes. “Não podemos esquecer de deixar algum ponto perto de um sofá ou poltronas, pois hoje em dia é essencial para carregar celulares ou usar o notebook”, diz. O dormitório segue uma contagem semelhante.

A cozinha necessita de tomadas para o cooktop, micro-ondas, coifa, geladeira, cafeteira, batedeira… “Como parâmetro, a ABNT orienta no mínimo uma tomada a cada 3,5 metros de parede”, cita a profissional. No banheiro, além do chuveiro elétrico, ao menos um ponto deve ser incluído para a utilização do barbeador ou do secador de cabelo.

Os modelos atuais de tomada são de três pinos e exigem adaptações para receber os equipamentos mais antigos. O terceiro pino faz a função de fio terra, evitando fuga de corrente ou, em caso de acidentes, reduzindo problemas de choques elétricos. (Da Redação)

Comentários