Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quais os aparelhos que mais gastam energia elétrica?

24 de Novembro de 2019 às 00:01

Quais os aparelhos que mais gastam energia elétrica? Consumo do ar-condicionado é até 10 vezes maior que ventilador. Crédito da foto: Divulgação

Os eletrodomésticos à disposição facilitam as tarefas do dia a dia e garantem conforto, mas alguns aparelhos consomem mais energia elétrica que outros. É possível identificar quais são os aparelhos que mais gastam e saber como diminuir esse custo na conta mensal de luz.

A equipe técnica da Renovigi, empresa de energia fotovoltaica, listou quais são os principais “vilões” do consumo de energia elétrica nas residências. Também sugere como reduzir o gasto.

Ar-condicionado - Traz grande conforto, principalmente para quem reside em regiões mais quentes. De acordo com dados do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética um aparelho de ar-condicionado consome até 10 vezes mais energia elétrica que um ventilador. Para economizar na conta, a sugestão é que as pessoas aproveitem os dias mais frescos e o inverno para deixá-lo desligado. E para fazer com que ele consuma menos eletricidade, você pode: ao instalar observar para que o aparelho esteja em um local com boa circulação de ar; fechar as portas e janelas quando o aparelho estiver ligado para evitar a entrada do ar de fora; revisar a limpeza dos filtros pois a sujeira faz com que o ar-condicionado tenha que trabalhar mais; quando for escolher os modelos de aparelho opte por aqueles com selo A, e ainda estude a melhor potência para o seu ambiente, quanto maiores os BTUs, maior será o consumo.

Chuveiro - Apesar de ser um gasto significativo na conta do mês, o chuveiro elétrico é o mais econômico do que aparelhos dotados de aquecedores solares e a gás, segundo uma pesquisa realizada pela Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), em 2010. Vale a dica de evitar banhos demorados.

Quais os aparelhos que mais gastam energia elétrica? Banho de chuveiro tem de ser breve.

Aquecedores de ambiente - Certifique-se de que portas e janelas estão fechadas antes de ligar o aquecedor. Ajuste o termostato para uma temperatura inicialmente não muito alta.

Quais os aparelhos que mais gastam energia elétrica? Aquecedores: só nos dias mais frios.

Geladeira - Se estiver na hora de comprar uma geladeira nova, prefira as de uma porta só. Retire todos os alimentos da geladeira de uma só vez: evite ficar abrindo e fechando. Mantenha o congelador sempre livre da formação excessiva de gelo. As borrachas das portas devem estar sempre aderentes. Evite instalar geladeiras e freezers em cubículos cercados por armários, que dificultam a circulação do ar e aumentam o consumo de energia.

Quais os aparelhos que mais gastam energia elétrica? As portas da geladeira devem ter borrachas com boa vedação.

Lavadoras de roupas - Coloque o máximo de roupas permitido na máquina de lavar, mas sem sobrecarregá-la. Ajuste o equipamento para utilizar água fria ao invés de morna.

Ferro automático à vapor - Troque o ferro à vapor por um modelo simples e umedeça as peças de roupa com um borrifador manual. Passe grande quantidade de roupas de uma só vez.

Alcione Belache, engenheiro eletricista e CEO da Renovigi, recomenda ainda verificar a classificação do selo Procell na hora de comprar qualquer eletrodoméstico. Os aparelhos com tarja A são os mais econômicos e os E, os menos. Outra dica é retirar da tomada o carregador de celular ou tablet quando a carga do aparelho estiver completa. “Os tablets e celulares consomem pouca energia, mas os carregadores continuam puxando energia, mesmo sem estarem conectados aos dispositivos”, diz o engenheiro.

Belache aconselha ainda a instalação de sistemas de energia solar. “As oportunidades de mercado estão cada vez mais crescentes e o mercado continuará a abrir-se para a produção de energia limpa e sustentável. Imagina que se consegue economizar 95% do valor pago utilizando os sistemas solares nas residências, empresas e no campo.”

Galeria

Confira a galeria de fotos