Buscar no Cruzeiro

Buscar

Peças são inspiradas nas cores e formas das folhas

10 de Agosto de 2019 às 06:30

Peças são inspiradas nas cores e formas das folhas Madeiras e fibras ajudam a compor tendência natural. Crédito da foto: Divulgação Toque Final

O distanciamento do homem à natureza, cuja discussão se tornou comum na atualidade, desperta no dia a dia a necessidade de contato com pelo menos representações da exuberância do verde das matas. Além das plantas naturais, geralmente em vasos ou canteiros, presentes nas residências, o design de interiores assumiu as formas e cores da natureza, como nesta coleção de peças de decorativas inspirada nas folhagens.

A ideia é retomar a conexão natural e as folhas deixam a atmosfera do ambiente mais leve e tropical. A proprietária da loja Toque Final Decor, no ABC Paulista, Valéria Redivo Jordão, explica de onde surgiu essa tendência.

“O uso das folhas em estampas e formatos das peças de decoração surgiu junto com a tendência tropical, que tem como característica um clima quente e convidativo. Criando uma forma de decorar com a cara do Brasil”, diz a empresária. As folhas já são comuns em estampas de roupas, que dão vivacidade a vestidos e camisas.

Também na decoração, o uso mais comum é por meio de estampas. Valéria dá a dica de que “é sempre legal misturar estampas com bastante diversidade”. Segundo ela, as “folhagens diferentes e variedade nos formatos das peças já criam por si só um ambiente harmonioso”. Além disso, adicionar plantas à composição fortalece os tons de verde e “a sensação de vida na decoração”.

Para quem busca por uma decoração mais clean ou não quer adicionar a cor verde à composição pode optar por peças em tons mais discretos, mas que trazem as folhas no formato. As peças brancas -- como potes, vasos, bandejas e travessas -- e até móveis, em madeira, fazem uma diferença sutil na decoração, principalmente em salas de estar e jantar.

A empresária cita ainda quais tipos de materiais e iluminações combinam com a tendência das folhagens. “Apostar em elementos naturais como palha, fibra ou madeira reforçam o charme. Sobre a iluminação, o ideal é luz intensa para manter a energia e o clima diurno do ambiente”, aconselha Valéria.