Buscar no Cruzeiro

Buscar

Limpeza e cuidados deixam casa protegida contra o coronavírus

29 de Março de 2020 às 00:01

Limpeza e cuidados deixam casa protegida contra o coronavírus Crédito da foto: Shutterstock

A doença que trouxe preocupação a todos exige cuidados extra com a casa e objetos pessoais. O coronavírus (Covid-19) obrigou praticamente todos os países a adotarem medidas para evitar sua propagação. Uma das principais determinações é evitar lugares como bares, festas, reuniões com muita gente e ficar em casa.

Muitas empresas adotaram o esquema de trabalho home office, no qual os funcionários trabalham remotamente, na maioria das vezes, da própria casa. Para que o lar seja um lugar seguro, é importante adotar algumas atitudes simples, que começam com a boa higienização das mãos e se estendem para a limpeza dos alimentos, objetos pessoais e da própria casa.

A equipe do blog da Leroy Merlin preparou uma série de orientações para se proteger do coronavírus. São úteis e podem ser guardadas para consultar.

Lave as mãos de forma correta - A rede de saúde Unimed explica, por meio de seu portal, que “a transmissão do coronavírus pode ocorrer através de gotículas de saliva ou muco, expelidos pela boca ou narinas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Ou por meio de partículas virais transferidas ao apertar as mãos ou compartilhar um objeto, como por exemplo beber no mesmo copo que um portador do vírus”. Por isso, lavar as mãos é uma das medidas mais simples para evitar que o vírus se propague. Mas nada de só colocar a mão embaixo da torneira por alguns segundos. A lavagem precisa ser generosa para ser eficiente: água e sabão devem cobrir toda a mão e entre os dedos. O álcool gel 70% também deve ser aplicado quando não houver a possibilidade de se lavar a mão ou sempre que sair de casa.

Se eu estiver sozinho em casa? - A lavagem das mãos precisa ser feita mesmo quando você estiver sozinho em casa. Isso porque existe a possibilidade de uma pessoa estar infectada com o coronavírus e ainda não ter os sintomas manifestados -- dores, congestão nasal, coriza e dor de garganta. A Unimed alerta que apesar de o risco ser baixo, “é possível pegar Covid-19 de alguém que teve apenas uma tosse leve sem se sentir doente”.

Limpeza e cuidados deixam casa protegida contra o coronavírus Água sanitária, álcool ou mesmo água e sabão podem ser usados como desinfetantes. Crédito da foto: Shutterstock

Supermercado delivery (mas cuidado) - Com a recomendação de evitar lugares fechados e com grande concentração de pessoas, a ida ao supermercado pode ser adiada. Há redes com serviços de entrega em casa, o conhecido delivery. Uma recomendação é usar luvas para manipular a embalagem dos alimentos, que devem ser desinfetadas antes de ir para a geladeira ou armário.

Casa limpa e desinfetada - Muita gente costuma adiar a faxina em casa, mas em tempos de prevenção ao coronavírus, essa etapa não pode ser pulada. Após limpar e tirar o pó (ou a sujeira mais pesada) de pisos, bancadas, computadores, controle remoto, telefones e maçanetas, é preciso aplicar um desinfetante.

Atenção especial ao banheiro - A limpeza do banheiro deve ser ainda mais cuidadosa, pois ajudarão a manter o vírus longe. Evite deixar a escova de dente exposta ou em contato com as outras da casa. A toalha de rosto deve ser trocada com mais frequência e de uso individual.

Janelas abertas - Durante esse período de alerta para o coronavírus, é importante deixar a casa aberta e bem ventilada, recomenda o Ministério da Saúde. Ar-condicionado também deve ser evitado, pois dificulta a renovação do ar.

Encontros em casa - Encontros ou jantares com amigos em casa para compensar o fato de não ir a lugares com aglomeração de pessoas devem ser evitados. A própria casa poderá se transformar em um “local de aglomeração” com visitas. Não vale a pena correr risco. Fale com amigos ou parentes pelo telefone ou aplicativo de mensagens.

Limpeza e cuidados deixam casa protegida contra o coronavírus Crédito da foto: Shutterstock

Divirta-se em casa - Ficar em casa é boa oportunidade para ler, assistir filmes, conversar, entre outras coisas. No entanto, você pode aproveitar esses dias para fazer pequenos reparos em casa ou começar aquele projeto “faça você mesmo” que está adiando há alguns meses. O canal do YouTube Casa de Verdade (da Leroy Merlin) tem vários vídeos curtos, com ideias para o seu lar. Para quem tem crianças em casa, uma sugestão é inventar brincadeiras usando itens o que você tem em casa.

Chegou de viagem? - Quem está chegando de viagem deve tomar cuidados redobrados, pois a chance de ter cruzado com alguém contaminado, sem saber, é maior. Colocar as roupas para lavar e desinfetar mala e mochilas, principalmente aquelas que foram despachadas, são principais conselhos.

Não compartilhe objetos pessoais - Roupas, talheres e louças são objetos que, se utilizados por pessoas contaminadas, podem contribuir para espalhar o vírus. O ideal é lavar tudo muito bem e evitar o compartilhamentos desses itens na fase mais crítica da propagação do vírus.

Galeria

Confira a galeria de fotos