Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ecletismo harmonioso

06 de Novembro de 2018 às 16:11

Ecletismo harmonioso A sala de estar incorpora o estilo do apartamento, com sofá de couro em capitonê e dois pares de poltronas ao redor da mesa de centro, em vidro e madeira. Crédito da foto: Luis Gomes / Bruno Moraes Arquitetura

Em um apartamento reformado nos Jardins, em São Paulo, móveis clássicos e de design moderno, elementos com ar industrial e materiais rústicos formaram uma combinação harmoniosa. Depois de uma temporada nos Estados Unidos, a família -- um casal com duas filhas pequenas -- voltou ao Brasil e arrematou o imóvel de 150 m2 em uma das ruas mais arborizadas do bairro.

O casal sugeriu diferentes estilos ao arquiteto Bruno Moraes. O fato de o apartamento, dos anos 1970, não ter passado por grandes remodelações antes de ser adquirido pela família facilitou as tarefas. A arquitetura era generosa, a iluminação natural farta, mas os ambientes eram compartimentados, inadequados para a convivência dos pais e filhas.

Ecletismo harmonioso O apartamento tem um sistema de automação que memoriza as cenas de iluminação. Crédito da foto: Luis Gomes / Bruno Moraes Arquitetura

Para integrar a ala social com as sala de jantar e estar, cozinha e bar, o antigo corredor foi demolido. O living ganhou paredes cinza e piso de madeira cumaru. Na entrada do apartamento, a parede de tijolinhos faz fundo para a sala de jantar, enquanto o conjunto de mesa e cadeiras é iluminado por dois lustres marcantes. As cadeiras têm assento com tecido estampado para dar um toque moderno.

O estar incorpora o estilo eclético do apartamento, com sofá de couro em capitonê e dois pares de poltronas ao redor da mesa de centro, em vidro e madeira. O mobiliário foi posicionado sobre três tapetes sobrepostos.

Ecletismo harmonioso Os bricks produzidos com mármore impermeabilizado dão um efeito de tijolinhos na cozinha. Crédito da foto: Luis Gomes / Bruno Moraes Arquitetura

As portas de correr, que já existiam no apartamento, escondem a sala de TV e o home office. O sofá cheio de almofadas e o tapete geométrico dão o aconchego necessário para assistir filmes e séries, enquanto o rack da TV também serve de apoio para a mesa de trabalho.

No espaço que antes pertencia à cozinha, o arquiteto criou um cantinho de bar e café. As prateleiras de madeira de demolição e a parede preta contrastam com a marcenaria em estilo provençal.

Os bricks produzidos com mármore impermeabilizado dão um efeito de tijolinhos na cozinha, com bancada de quartzo branco. As mãos francesas em estilo de fazenda dão suporte para as prateleiras. Os pendentes industriais e o porcelanato com aspecto de concreto trazem modernidade.

Ecletismo harmonioso A parede da cabeceira do quarto do casal é ornamentada com um mosaico de pedras naturais. Crédito da foto: Luis Gomes / Bruno Moraes Arquitetura

Para reforçar a estética rústica do projeto, o granito levigado em estado natural faz fundo para a bancada de madeira de demolição do lavabo. O papel de parede e o mesmo porcelanato usado na cozinha completam o décor.

Em toda a área social, o projeto luminotécnico foi trabalhado com spots embutidos e trilhos. O apartamento tem um sistema de automação que memoriza as cenas de iluminação e permite mudá-las rapidamente. O sistema também inclui funções como tocar música.

Ecletismo harmonioso A sala de TV e o home office dividem o mesmo ambiente. Crédito da foto: Luis Gomes / Bruno Moraes Arquitetura

Inspirada nas antigas casas europeias, a parede da cabeceira do quarto do casal é ornamentada com um mosaico de pedras naturais. Pendentes industriais e o closet de portas espelhadas criam um contraponto. O banheiro é equipado com ofurô de madeira e boxe do piso ao teto, que transforma o banho em sauna.

Galeria

Confira a galeria de fotos