Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dicas para acertar na escolha do sofá

18 de Agosto de 2019 às 09:31

Dicas para acertar na escolha do sofá Sofá da Paschoal Ambrosio no ambiente projetado por Marcela Pepe: o coração da sala de estar. Crédito da foto: Evelyn Muller / Divulgação

O sofá é praticamente o coração da sala de estar. Sinônimo de conforto, esse móvel contribui para o encontro e o divertimento da família e dos amigos. Por isso, é necessária muita atenção na hora de escolher o melhor modelo. Para auxiliar nesta tarefa, a empresa Paschoal Ambrosio, com 72 anos de tradição no segmento, traz algumas dicas. Confira:

Primeira etapa - Antes da compra, é preciso ter em mente qual o local destinado para o sofá e também a sua real finalidade. “Se for um móvel destinado ao home theater, o ideal é apostar em um encosto mais alto, com uma profundidade mínima de um metro, pois seu uso será mais descontraído.

No caso da sala de estar, que é um espaço para receber, é recomendada uma profundidade menor e uma boa altura de assento, mais fácil para se levantar. Além disso, vale usar uma espuma de maior densidade com o intuito de não afundar”, afirma Camila Ambrosio, diretora comercial da marca.

Se a opção for por varanda ou demais áreas externas (mesmo que cobertas), convém escolher estrutura e tecidos mais resistentes à exposição solar e às intempéries. Uma das tendências são os chamados tecidos Acquablock, que são impermeáveis.

Dicas para acertar na escolha do sofá Sofá em couro verde da marca: material resistente, capaz de durar por gerações. Crédito da foto: Evelyn Muller / Divulgação

Tecidos - Para quem têm crianças e animais domésticos, a dica é usar lona de algodão ou tecidos sintéticos, que são duráveis e fáceis de limpar.

Deve-se evitar seda, veludo e tecidos finos, que são mais delicados. Linho e tramas também não são recomendados devido a possíveis arranhões e rasgos. O tipo do ambiente, assim como o clima do local, também deve ser levado em consideração. Para a sala de estar ou o home theater, opte por um material de toque macio, que remeta ao aconchego.

Prefira tecidos mais nobres e imponentes a fim de conquistar sofisticação. Para lugares frios, o veludo e a lã são boas pedidas. Já em locais de muito calor, a recomendação é recorrer ao linho ou algodão puros, materiais mais frescos.

Manutenção e Limpeza - Os cuidados já começam na hora da compra. “Uma boa escolha será determinante para o tempo de vida útil do móvel”, lembra Camila. É preciso prestar muita atenção no tipo de matéria-prima empregada, como madeira nobres, espumas e molas de alta qualidade. No caso dos tecidos, procure as opções com aplicação de teflon, mais resistentes e de fácil manutenção, pois, para limpá-los basta pano úmido. Com relação à limpeza mais pesada, melhor contratar empresas especializadas em higienização de estofados.

Dicas para acertar na escolha do sofá Sofá de linho misto cinza: ideal para áreas de calor, mas em casas que não tenham crianças ou animais. Crédito da foto: Evelyn Muller / Divulgação

Sofá sob medida - Esta opção é para quem busca uma peça personalizada. É preciso recorrer a uma empresa especializada, caso da Paschoal Ambrosio, com expertise no tema desde 1947. Características como medidas, formatos e revestimentos, que normalmente seguem padrões de mercado, podem ser encomendados ao gosto e necessidades do cliente, pois a empresa prioriza o cuidado em cada detalhe.

Galeria

Confira a galeria de fotos