Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conforto e espaço com uma nova cara

05 de Julho de 2020 às 00:01

Conforto e espaço com uma nova cara A prioridade foi propiciar amplitude para espaço social do imóvel, já que a família adora aproveitar os momentos juntos. Crédito da foto: Divulgação

Na hora de escolher um imóvel para morar, muita gente se vê diante do dilema: um apartamento pequeno, mas construído recentemente, ou um antigo, porém amplo e espaçoso? Cada qual tem suas vantagens e desvantagens. Porém, no caso dos imóveis com mais idade, é possível unir o conforto e a modernidade. Isso, com um bom projeto de reforma.

Um apartamento de 168m² na capital paulista, construído na década de 1970 com seu amplo pé-direito e as largas esquadrias , passou por um processo de reforma assinado pela arquiteta Carina Dal Fabbro, do escritório Carina Dal Fabbro Arquitetura. Após tantas décadas, o apartamento precisava de uma repaginação radical para que ficasse personalizado com os gostos e estilo dos moradores. Carina explica que o projeto trouxe, como essência, uma proposta de ambientes funcionais e contemporâneos.

Conforto e espaço com uma nova cara Mesmo menor, a cozinha ganhou em funcionalidade, com o mobiliário planejado que recebe a maioria dos eletrodomésticos. Crédito da foto: Divulgação

Ao aplicar os conceitos de arquitetura de interiores, Carina apostou na integração dos ambientes para destacar a ala social e favorecer os momentos em família e os encontros com os amigos. Original, o piso de madeira foi mantido tanto pela beleza do material, como também pelo aconchego na composição do décor e a proteção termoacústica. Na paleta, os tons neutros foram escolhidos como base em uma variação entre o cinza, off white e a madeira clara. “Trabalhei para ressaltar a sensação de leveza sem evidenciar nenhum modismo no décor”, destaca Carina.

Produzido sob medida, o móvel percorre a parede desde o estar até a sala de jantar, ocupando toda a extensão. Bem pensada, a marcenaria recebe os equipamentos do home theater e foi alternando profundidades e alturas para revelar a estante e o aparador. “Esse detalhe permitiu a ideia de continuidade e fluidez no ambiente”, revela Carina. A estampa geométrica do tapete completa a atmosfera contemporânea do espaço. Para acompanhar a mesa de vidro no formato quadrado, o charme da clássica cadeira com assento e encosto em palhinha.

Conforto e espaço com uma nova cara O piso de porcelanato e uma bancada com um corte funcional deram modernidade ao novo cômodo, o lavabo. Crédito da foto: Divulgação

Embora tenha perdido um pouco das dimensões para dar lugar a um lavabo, a cozinha ganhou em funcionalidade com o mobiliário planejado que recebe a maioria dos eletrodomésticos embutidos, a bancada de quartztone e os armários revestidos de branco e madeira. Cheio de charme, o revestimento que imita o ladrilho hidráulico, tendência na decoração, envolve o frontão da bancada e a parede da janela. As estampas, com desenhos diferentes, formam uma composição interessante e bem apresentada. “Com a solução de reduzir a cozinha para conciliar a criação do banheiro, os moradores toparam na hora”, relembra Carina. Com tamanho reduzido, a profissional optou por um piso de porcelanato que imita seixos e uma bancada com um corte funcional que, por sua vez, agregou estética ao lavado. A cuba sobreposta foi a opção mais indicada para o projeto. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos