Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como evitar danos ao porcelanato cerâmico?

24 de Maio de 2020 às 00:01

Como evitar danos ao porcelanato cerâmico? Manutenção adequada mantém o brilho por mais tempo. Crédito da foto: Divulgação / Damme Porcelanato

É necessário alguns cuidados para conservar pisos e revestimentos por muito tempo, independente do tipo de acabamento. Os porcelanatos cerâmicos são fáceis de limpar e de cuidar, porém há algumas recomendações para evitar desgastes e danos, seja nos tipos de acabamento polido e acetinado, como no rústico.

Entre as orientações para conservar o revestimento, a Damme Porcelanato informa que de maneira geral a limpeza é muito simples, independente do acabamento, e requer apenas o uso de detergente neutro e água. Álcool e vinagre também podem ser adicionados a esta mistura para uma melhor desinfecção.

Mas existem situações especiais, que provocam dúvidas. Após uma reforma, por exemplo, é comum que respingos de tinta, rejunte e cimento fiquem nos pisos e revestimentos. Mas como remover esta sujeira? O fabricante responde que restos de rejunte devem ser removidos apenas com removedor de rejunte para porcelanato. Resíduos de cimento e de resina epóxi também exigem o uso de removedores específicos. Já os restos de tinta precisam de solventes orgânicos, como tíner ou aguarrás.

Sujeiras mais comuns, como graxa ou óleo, pedem o uso de detergentes em pó ligeiramente abrasivos e detergentes alcalinos. Ferrugem exige o uso de detergentes em pó ligeiramente abrasivos e detergentes ácidos. Água sanitária e acetona podem ser aplicados, respectivamente, na remoção de manchas de sucos de frutas.

Como evitar danos ao porcelanato cerâmico? Limpeza deve ser feita com detergente neutro e água. Crédito da foto: Divulgação

Alguns produtos como ácido muriático e soda cáustica são proibidos, pois podem causar danos irreversíveis aos porcelanatos.

Nos pisos e revestimentos polidos e brilhantes, principalmente, deve ser evitado o uso de esponjas de aço pois elas podem arranhar ou até mesmo remover o esmalte.

O uso de capachos nas entradas das casas evita que agentes abrasivos sejam trazidos pelas solas dos calçados, como areia, por exemplo, que causa danos a qualquer tipo de piso. Outra medida recomendada é colocar feltros autocolantes ou outro tipo de proteção nos pés dos móveis e evitar arrastá-los.

O importante é não deixar acumular sujeira, pois manchas antigas são mais difíceis de tirar.

Galeria

Confira a galeria de fotos