Casa e Acabamento

Como escolher janelas e portas?

Como escolher janelas e portas?
Portas de madeira maciça são mais resistentes. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS

Nos últimos anos aumentou a preocupação com esquadrias, portas e janelas que não atendem às normas técnicas e com isso causam acidentes, além de danos ao patrimônio. A Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas (Abraesp) encabeçou o pedido para regulamentação de normas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A não conformidade em boa parte das esquadrias vendidas no mercado brasileiro oferecem risco à saúde e à segurança do consumidor, como no caso de quedas, que podem causar ferimentos. Também trazem prejuízos, como no caso de vazamentos, infiltrações, defeitos que exigem a substituição, entre outros problemas.

Ao comprar portas e janelas é importante perguntar ao vendedor se o produto atende às normas. A Sasazaki, fabricante de portas e janelas de aço e alumínio, enumerou algumas diferenças das esquadrias que atendem ou não as normas do Inmetro.

Leia mais  Como aproveitar espaço no banheiro pequeno?

Entre as vantagens de uma esquadria de boa qualidade estão o bom funcionamento na abertura e fechamento, resistência, impermeabilidade, não apresentar excesso de ruído, tratamento anticorrosão (caso de peças metálicas) e controle no processo de fabricação com fornecedores qualificados. Nem todos esses requisitos, no entanto, podem ser verificados pelo consumidor no momento da compra.

Como escolher janelas e portas?
Esquadrias devem atender normas técnicas. Crédito da foto: Divulgação / Sasazaki

O site CasaDicas dá ainda outras dicas para evitar problemas futuros ao adquirir portas e janelas. Evite produtos muito baratos, pois pode ocorrer empenamento, infiltração e baixa durabilidade. Verifique o sistema de vedação. No caso de chuvas mais fortes, com vento, uma janela precisa evitar a entrada de água, que pode escorrer para o lado de dentro e causar estragos no piso e em móveis, por exemplo.

As portas ocas de madeira também devem ser evitadas pois podem estufar e geralmente são mais frágeis. A preferência deve ser por portas de madeira maciça, principalmente para entradas da casa. As portas metálicas devem ter necessariamente proteção contra ferrugem.

Comentários