Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como escolher janelas e portas?

08 de Setembro de 2019 às 00:01

Como escolher janelas e portas? Portas de madeira maciça são mais resistentes. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS

Nos últimos anos aumentou a preocupação com esquadrias, portas e janelas que não atendem às normas técnicas e com isso causam acidentes, além de danos ao patrimônio. A Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas (Abraesp) encabeçou o pedido para regulamentação de normas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A não conformidade em boa parte das esquadrias vendidas no mercado brasileiro oferecem risco à saúde e à segurança do consumidor, como no caso de quedas, que podem causar ferimentos. Também trazem prejuízos, como no caso de vazamentos, infiltrações, defeitos que exigem a substituição, entre outros problemas.

Ao comprar portas e janelas é importante perguntar ao vendedor se o produto atende às normas. A Sasazaki, fabricante de portas e janelas de aço e alumínio, enumerou algumas diferenças das esquadrias que atendem ou não as normas do Inmetro.

Entre as vantagens de uma esquadria de boa qualidade estão o bom funcionamento na abertura e fechamento, resistência, impermeabilidade, não apresentar excesso de ruído, tratamento anticorrosão (caso de peças metálicas) e controle no processo de fabricação com fornecedores qualificados. Nem todos esses requisitos, no entanto, podem ser verificados pelo consumidor no momento da compra.

Como escolher janelas e portas? Esquadrias devem atender normas técnicas. Crédito da foto: Divulgação / Sasazaki

O site CasaDicas dá ainda outras dicas para evitar problemas futuros ao adquirir portas e janelas. Evite produtos muito baratos, pois pode ocorrer empenamento, infiltração e baixa durabilidade. Verifique o sistema de vedação. No caso de chuvas mais fortes, com vento, uma janela precisa evitar a entrada de água, que pode escorrer para o lado de dentro e causar estragos no piso e em móveis, por exemplo.

As portas ocas de madeira também devem ser evitadas pois podem estufar e geralmente são mais frágeis. A preferência deve ser por portas de madeira maciça, principalmente para entradas da casa. As portas metálicas devem ter necessariamente proteção contra ferrugem.

Galeria

Confira a galeria de fotos