Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa conectada: o que é e como começar?

12 de Julho de 2020 às 00:01

Casa conectada: o que é e como começar? Comandar quase tudo em várias partes da residência pode ser feito ao toque dos dedos. Crédito da foto: Divulgação

Muito se fala em casas conectadas como coisa do futuro, mas ela já existe e os sistemas são atuais. Aparelhos ligados à internet podem ser controlados de qualquer lugar pela tela de um smartphone ou mesmo por voz: lâmpadas, tomadas, geladeira, máquina de fazer pão, ar-condicionado e mesmo a câmera de segurança.

Se você usou o ferro de passar roupas antes de sair e ele está conectado a uma tomada inteligente, por exemplo, você poderá desligá-lo mesmo quando estiver longe. Outro exemplo: tem alguém na porta e não há ninguém em casa para atender? Com o vídeo porteiro wi-fi você consegue ver quem é estando em outro lugar. Chegar depois de um dia de trabalho com a sala fresquinha, ar-condicionado ligado, é mais uma das vantagens de ter a casa conectada.

De acordo com o blog da Leroy Merlin, você precisa ao menos alguns equipamentos ligados à internet e conectados entre si. Veja alguns deles, já disponíveis à venda no Brasil.

Alexa - A assistente virtual da Amazon tem funcionalidades inspiradas na casa dos Jetsons. Funciona de maneira parecida às assistentes disponíveis em alguns modelos de celular - como a Siri ou Google Assistant. A diferença é que ao invés do celular, ela funciona com as caixas de som inteligentes Echo, Echo Dot e Echo Show e pode executar uma grande variedade de tarefas, bem mais complexas. Inclusive acender as luzes da casa, se você tiver uma lâmpada conectada. Alexa é compatível com diversos eletrônicos inteligentes, como geladeiras, fechadura digital, tomadas e funciona como uma central de automação da casa.

Casa conectada: o que é e como começar? Alexa, assistente virtual da Amazon, executa uma grande variedade de tarefas. Crédito da foto: Divulgação

Controle remoto wi-fi - Solução simples e bastante acessível é o controle remoto wi-fi, que consegue reunir em um equipamento a função de todos os controles do lar. O Controle Remoto Smart WiFi conecta aparelhos comuns que a pessoa já tem em casa e que possuem infravermelho, como TV, home theater e ar-condicionado. Ao conectar o aparelho à Alexa ou ao Google Assistente, é possível controlar esses aparelhos também por voz. Dá para acordar com as notícias do dia, mudar a legenda do filme e aumentar o volume apenas com comando de voz.

Tomadas e plugs inteligentes - A Tomada Inteligente Líder pode ser conectada ao sinal wi-fi local. Você consegue ligar e desligar qualquer aparelho elétrico que estiver conectado a ela, de qualquer lugar, mesmo os que não forem inteligentes, como ferro de passar roupa, torradeira, máquina de lavar louça e panela elétrica. O comando é feito pelo aplicativo de celular da própria tomada.

Lâmpada wi-fi - Uma lâmpada com 16 milhões de cores e que pode ser controlada do seu celular já existe. Com um aplicativo de celular, você controla as cores e mesmo a intensidade da luz: mais escura para uma festa, jantar romântico ou mais forte para o jantar em família ou para trabalhar. Também pode programar horário para apagar todas as luzes e é compatível com o Google Assistente e Alexa.

Fechadura digital wi-fi - A fechadura digital elimina o uso de chave e pode ser aberta com a digital ou senha. O modelo G-Locks E500 vem com wi-fi integrado e pode ser aberta e fechada de qualquer lugar. É ideal para quem saiu de casa e quer garantir que a porta está mesmo fechada ou para abrir a porta para os convidados sem precisar deixar a cozinha.

Casa conectada: o que é e como começar? Câmera de segurança capta movimento e envia automaticamente alerta a moradores. Crédito da foto: Divulgação

Câmeras de segurança - A Câmera Wi-Fi Intelbras fornece imagens com voz e em HD do ambiente, mesmo durante à noite, com a função “Visão Noturna”. Se há algum movimento estranho ela envia automaticamente um alerta para os moradores, fora ou dentro da casa.

Galeria

Confira a galeria de fotos