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Três formas de otimizar atendimento via WhatsApp

WhatsApp
Foto: divulgação.
O atendimento via WhatsApp é um desafio para as empresas. Embora seja útil para a aproximação da marca com o cliente, é importante ter em mente que este  tipo de serviço  exige velocidade e muita interação. Confira abaixo três dicas que vão otimizar podem otimizar esta função:

1. Link exclusivo

O WhatsApp oferece alguns recursos para  encurtar o caminho do cliente até o serviço. Ao invés de indicar o seu telefone para contato em um banner ou postagem, por exemplo, ofereça a opção de  “falar diretamente via WhatsApp”. Para isto é preciso criar um link  com uma mensagem personalizada que  levará o usuário direto ao atendente. Siga as informações abaixo para a criação deste recurso:

1.Copie o link abaixo e cole em um documento em branco.  Pode ser por meio de bloco de notas, caixa de texto de e-mail ou documento Word:

https://api.whatsapp.com/send?phone=XXYYNUMERODETELEFONE&text=Bom%20dia!

2. Substitua as informações corretamente. Primeiro, o termo “XXYYNUMERODETELEFONE” deve ser substituído pelo número de contato da empresa considerando que:

  • XX” é o código internacional do número. No caso do Brasil, 55.
  • YY” é o  código de Discagem Direta à Distância (DDD). Substitua por 11 se for de São Paulo, por exemplo, ou 15 se for do interior paulista.
  •  “NUMERODETELEFONE” por um número que esteja atrelado à uma conta WhatsApp.

O código deve ficar semelhante a este:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5515981004197&text=Bom%20dia!

3. O aplicativo ainda permite a exibição de uma mensagem personalizada para o cliente. Para isto, basta substituir o espaço“bom%20dia!” pela mensagem desejada. Note que os espaços do texto devem ser substituídos por “%20”. A mensagem ficará assim:

Olá,%20preciso%20de%20uma%20informação!”.

Vamos à prática?

Digamos que o número o Cruzeiro do Sul seja (15) 98100-4197 e que o jornal ofereça o serviço de anúncios digitais com a seguinte mensagem: “Olá, quero saber mais sobre os anúncios do Cruzeiro do Sul”. O link será:

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https://api.whatsapp.com/send?phone=5515981004197&text=Olá%20quero%20saber%20mais%20sobre%20os%20anúncios%20do%20Cruzeiro%20do%20Sul.

 

Pronto!

Achou o link comprido? Vamos encurtá-lo?  Basta utilizar algum serviço de síntese de URL. Os melhores são:

A preferência da redação é o Bit.ly, que tem um ótimo painel  de gerenciamento, além de oferecer a opção de rastreamento dos acessos e número de cliques na publicação.

Automaticamente, a URL será gerada com um código de números e letras aleatórios, porém, você pode alterá-lo pelas palavras que preferir.

Onde divulgar este link?

Existem várias situações em que este link pode ser aplicado:

  • postagens de Facebook, Instagram ou Twitter
  • Em mensagens inbox
  • Assinatura de e-mail
  • Anúncios, (inclusive offline)
  • No próprio WhatsApp.

Atenção: no Instagram os links não são clicáveis, então é importante que o código utilizado na URL encurtada seja fácil de memorizar. Por exemplo:bit.ly/cruzeiro

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2. Textos bem escritos chamam a atenção

A produção de um anúncio deve considerar que o texto tenha sua estrutura otimizada, com chamada e visual atrativos para o cliente. Quando utilizamos o WhatsApp não é diferente. Existem formas práticas para formatar uma mensagem, de modo que o destinatário entenda perfeitamente o serviço.

Se o conteúdo da mensagem for extenso, como um orçamento ou explicação detalhada de serviços, por exemplo, aplique uma formatação que transforme a leitura em algo agradável.

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  • Utilize palavras em negrito para destaque, acrescentando asteriscos no início e no fim da palavra ou frase. Ex: *negrito*
  • Opte por termos em itálico para evidenciar informações complementares sublinhando as palavras. Ex: _itálico_
  • Lembre-se dos emojis! Além de simplificarem alguma informação, estas figurinhas causam empatia e aproximam a relação com o consumidor. Entretanto, seu uso deve ser feito com cautela. No caso de conversas muito formais, por exemplo, evite-os, ou adote ícones ilustrativos, como figuras de um computador ou caderno para ilustrar uma frase que cita estes itens.
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Alguns cuidados:

  • Evite o uso de caixa alta. Frases escritas com letras maiúsculas conotam uma mensagem alarmista. Parece que o mensageiro ESTÁ GRITANDO OU LEVANTANDO O TOM DE VOZ!
  • Não seja invasivo. Embora seja uma ótima ferramenta, o WhatsApp exige cautela. Evite que o número de mensagens encaminhadas seja excessivo.

3. Apareça no Status do WhatsApp

Uma alternativa ao uso excessivo de mensagens é o status do WhatsApp. Utilize-o para transmitir informações mais simples de uma maneira agradável. Por exemplo: horário de atendimento.

Lembre-se:

  • Você sabe quem está visualizando seu status, o que é uma informação valiosa para abordagem posterior;
  • Pode usar a criatividade e explorar as imagens com emojis e textos (lembre-se do bom senso, sem exageros, é claro);
  • Use a seu favor e atraia a atenção dos seus contatos;
  • É legal priorizar sempre imagens e textos originais, autorais e com linguagem bem pessoal. Seja mais pessoa física do que pessoa jurídica, assim seu diálogo com interessados em seu negócio e clientes será mais rico, orgânico e valioso.

Tenha estas dicas em mente para explorar o WhatsApp e obter melhores resultados. Resgate contatos esquecidos, conquiste-os e fidelize um novo público.

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