Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zoonoses realiza ação para combater o mosquito da dengue

05 de Novembro de 2019 às 00:01

Zoonoses realiza ação para combater o Aedes Força-tarefa atua nos seis cemitérios da cidade após Finados. Crédito da foto: Secom / Sorocaba

A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses, iniciou na manhã de ontem uma força-tarefa para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue em cemitérios após o feriado do Dia de Finados. A ação conta com o apoio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo). Seis cemitérios da cidade recebem vistorias de agentes para identificar possíveis criadouros. A previsão é que o trabalho termine amanhã (6).

Segundo a SES, estão sendo removidos pratos de vasos de plantas, vasos com água, papel celofane ou outros papéis plásticos e quaisquer recipientes que acumulem água. “A retirada dos potenciais criadouros visa combater a proliferação do mosquito na cidade e, consequentemente, da transmissão de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana”, explica a chefe da Divisão de Zoonoses, Thais Buti.

A ação ocorre nos seguintes cemitérios: Saudade; Aparecida; Consolação; Santo Antônio; Memorial Park e Pax. Sorocaba registrou até o momento 1.062 casos de dengue. Também foram confirmados 87 casos de chikungunya na cidade. Não há casos de zika e apenas uma confirmação importada de febre amarela.

A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município pelo número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)