Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zoonoses encontra mais de mil criadouros do mosquito em casas

25 de Janeiro de 2020 às 00:01

O mosquito transmissor da dengue é criado nas residências. Alerta é para ter cuidados. Crédito da foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

 

Equipes de agentes da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) continuam encontrando muitos imóveis com larvas do mosquito Aedes aegypti nos raios com transmissão da dengue. Sorocaba registrou só neste mês 47 casos de dengue. Neste mês, foram encontrados 122 imóveis com larvas do mosquito próximos dos pacientes positivos para a doença. No mesmo período, 1.042 recipientes com água parada foram encontrados em casas pela cidade.

No bairro Luciana Maria, em um raio de 150 metros ao redor de um caso positivo de dengue, 14 imóveis estavam com larvas do mosquito. Já na Vila Angélica, 10 residências com larvas foram identificadas próximas da residência de outro paciente positivo. Ao redor de outro paciente, na mesma localidade, outros seis imóveis estavam com larvas.

No Parque São Bento, 15 imóveis estavam com larvas do mosquito, região próxima de outro caso confirmado de dengue. No raio do Sorocaba 1, sete imóveis com larvas foram identificados. No São Guilherme, outros 10 imóveis estavam com larvas.

Já no Jardim Simus/Cidade Jardim, nove imóveis possuíam larvas do mosquito. O bairro Marcelo Augusto, teve dois casos confirmados de dengue. Nas proximidades das residências desses casos, 11 imóveis com larvas foram encontrados. “O que mais chamou a atenção da nossa equipe foi encontrar larvas dentro da casa de um paciente adoecido e confirmado para dengue”, ressalta a chefe da Divisão de Zoonoses, Thais Buti. Na Vila Sabiá, outros 10 imóveis com larvas dentro dos imóveis foram identificados.

Segundo Thais, os criadouros mais preocupantes foram no Jardim Pacaembu. Ao redor de dois outros casos positivos de dengue, foram identificados 18 imóveis com larvas de Aedes aegypti. Na Vila Hortência, foram 36 criadouros com larvas encontrados em 13 casas. “Em todos os casos, a maioria dos imóveis tinha mais de um criadouro com larvas de mosquito. Dos 1.042 criadouros encontrados, muitos não tinham larvas, mas estavam prontos para receber os ovos do mosquito da dengue e aumentar significativamente a infestação na cidade.

Precisamos da colaboração da população para exterminar os criadouros, o papel do serviço público está sendo feito de forma empenhada, mas ainda precisamos da conscientização e sensibilidade dos cidadãos”, alerta. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

 

Saúde fará mutirão contra a dengue

 

Crédito da foto: Secom / Prefeitura de Sorocaba

Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, a Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses realiza neste sábado, das 9h às 13h, um mutirão contra a dengue. Com o uso de três caminhões e participação de 40 agentes de endemia, trabalhos de arrastão, visita casa a casa e bloqueios de casos serão feitos nos bairros Simus e Cidade Jardim.

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, Thais Buti, os bairros foram escolhidos devido à concentração de casos confirmados. Além disso, nesta região já foram identificados nove imóveis com larvas em recipientes que acumulam água.