Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zonas sul, norte e industrial entram no rodízio de água nesta segunda (25)

25 de Novembro de 2019 às 08:24

Calor faz aumentar em 15% o consumo de água A represa Ferraz, que abastece a região industrial, está com 25% do nível de água. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS (30/4/2015)

O rodízio no abastecimento de água entra na quarta semana em Sorocaba. Nesta segunda-feira (25), 68 bairros das zonas sul, norte e industrial terão o fornecimento interrompido às 17h e retomado às 3h da madrugada de terça-feira (26).

A decisão por manter a interrupção programada no fornecimento de água foi tomada no último sábado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A autarquia optou por seguir com o mesmo período de dez horas de corte no abastecimento.

Mais uma vez, os fatores determinantes para a definição foram as previsões de chuvas e temperatura para a próxima semana, além dos níveis dos reservatórios distribuídos pela cidade e das represas de captação de água bruta para tratamento e distribuição.

De acordo com o diretor-geral do Saae, Mauri Pongitor, um dos indicadores de que o sistema de rodízio vem dando resultado são os níveis das represas de captação de água bruta para tratamento, que permanecem no mesmo patamar, apesar das altas temperaturas ocorridas nesta semana.

“Ipaneminha continua com os 70% de sua capacidade e o sistema Ferraz/Castelinho, no Éden, nos 25%. Isso significa que apesar do forte calor, as pessoas continuam contribuindo, usando água de uma forma racional, pois do contrário teríamos de ampliar a captação nessas represas e certamente hoje elas estariam com seus volumes e níveis comprometidos”, explica Mauri.

Veja os bairros afetados: