Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zona Azul volta a funcionar em Sorocaba e Votorantim

31 de Maio de 2020 às 00:01

Zona Azul volta a funcionar em Sorocaba e Votorantim O uso regulamentado das vagas, que é pago, volta a ser fiscalizado pelos agentes de trânsito dos municípios. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (8/1/2019)

As vagas de estacionamento rotativo pago de Sorocaba e Votorantim, conhecidas como Zona Azul, voltam a funcionar nesta segunda-feira (1º). Com isso, essas vagas estarão sujeitas à fiscalização pelos agentes de trânsito dos dois municípios.

Em Sorocaba, a obrigatoriedade de uso regulamentado das vagas ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Os créditos são válidos por até uma hora, podendo ser utilizados até dois créditos de uma hora, de acordo com o prazo estabelecido nas placas de regulamentação.

A Urbes -- Trânsito e Transportes recomenda que os motoristas optem, preferencialmente, pelo uso do crédito adquirido via aplicativo Zona Azul Urbes a fim de evitar o contato com outras pessoas. É facultado ao usuário, dentro do período de validade do crédito, deslocar o veículo de uma vaga à outra na Zona Azul.

Em Votorantim, o retorno do serviço foi determinado pelo decreto 5.951/2020, de autoria do prefeito Fernando Oliveira (DEM), publicado no sábado (30), já que o comércio passa a estar aberto de forma parcial. A Zona Azul estava suspensa desde o dia 23 de março, por conta das medidas de isolamento social para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus.

A cobrança pelo período de uma hora é de R$ 2 para veículos de passeio e comerciais leves até 4 toneladas ou até dois eixos. Já para motocicletas, ciclomotores ou motonetas de qualquer cilindrada, o valor é de R$ 1 a hora. O sistema funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Aos domingos, será livre.

O condutor tem a opção de realizar o cadastro e comprar o cartão digital por meio de aplicativo de smartphone, ou, então, adquirir o ticket por meio de monitores que transitam tempo todo pelas vias da Zona Azul e pelas revendas autorizadas nas áreas de estacionamento rotativo, que estão devidamente identificadas.

O aplicativo utilizado é o “Zar Digital -- Zona Azul Rápida”, que está disponível nas plataformas App Store e Google Play. Após baixar o app, o usuário deverá inserir seus dados e realizar a aquisição do ticket por meio de cartão de crédito. Depois do cadastro, será possível colocar a geolocalização para identificar e registrar a zona da vaga, bem como informar a placa e o período.

A Prefeitura de Votorantim informou, ainda, que “todos os recursos arrecadados pela Zona Azul são revertidos exclusivamente para a área de saúde do município, ação que já vinha sendo realizada anteriormente.” (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba e Prefeitura de Votorantim)