Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim segue em alerta contra dengue

06 de Novembro de 2020 às 00:01

Votorantim segue em alerta contra dengue Agentes percorreram mais de 600 imóveis da cidade em busca de criadouros do Aedes aegypti. Crédito da foto: Divulgação / Secom Votorantim

Mesmo com a redução significativa no Levantamento de Índice Rápido (Lira) realizado no mês de outubro, o município segue em situação de alerta em relação ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Conhecido também por Avaliação de Densidade Larvária (ADL), o resultado do índice coletado pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, no mês de outubro, foi de 1,61.

No último ADL, realizado em janeiro, a cidade obteve o índice de 6,28, considerado como risco de epidemia. De acordo com a Secretaria da Saúde, até o momento foram 1.152 notificações, sendo 175 casos confirmados.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, mesmo com a queda no índice, ainda há grande quantidade de criadouros nos imóveis e por isso as pessoas devem se empenhar cada vez mais no combate ao mosquito. O Ministério da Saúde preconiza que, se a ADL estiver entre 1 e 3,9, isso já coloca o município em situação de alerta e, superior a 4, com risco de epidemia.

Durante o período de coleta de larvas, os agentes percorreram mais de 600 imóveis de 117 quarteirões da cidade, conforme determina a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde. O chefe de serviços de Zoonoses, Edson de Almeida, ressalta que foram encontrados 2.423 possíveis criadouros durante as visitas. Destes, 500 estavam com água e 20 deles possuíam larvas.

Após leitura das larvas, 10 criadouros foram confirmados como sendo do Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Tendo em vista esse período de chuva vamos precisar e muito da colaboração da população”, disse. Nas visitas, os agentes documentam em boletim todos os recipientes encontrados.

A Secretaria da Saúde (Sesa) segue com as ações de rotina com visitas nas casas em vários pontos da cidade. A orientação ao munícipe é que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, procure de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Votorantim)