Sorocaba e Região

Votorantim poderá receber estrada-parque para o turismo

Proposta do Comtur e da Secretaria de Cultura será encaminhada ao Estado
Votorantim poderá receber estrada-parque para o turismo
Além de receber romeiros, a serra dá acesso a pontos turísticos da cidade. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (1/5/2011)

Considerando a vocação da cidade e o recebimento do selo de interesse turístico, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Votorantim, em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim, pretendem transformar a Serra de São Francisco numa estrada-parque. A ideia foi aprovada em ata durante reunião do Comtur realizada no dia 9 de abril. O projeto agora será encaminhado para a Secretaria de Estado do Turismo.

Leia mais  Araçoiaba da Serra e Votorantim se tornam Municípios de Interesse Turístico

 

Para o presidente do Comtur de Votorantim, Luiz Renato Ferreira Gonçalves, uma das principais metas é a sensibilização da comunidade do Carafá, a fim de que sua população se sensibilize com a iniciativa e seja parte integrante dela. Ele destaca que é a pauta também é econômica porque o projeto pode trazer benefícios para o turismo, mas salienta que para se efetivar será preciso dar mais condições de acessibilidade para a serra de São Francisco.

O secretário municipal de Turismo, Edson Cortez, afirma que a cidade, mesmo de forma silenciosa, já possui essa tendência turística ao receber pessoas de São Paulo e cidades da região para as atrações náuticas na represa de Itupararanga, até visitas ao cemitério do Carafá e à Capela da Penha.

Faz parte do projeto a construção de um mirante, um observatório para os estudiosos de astronomia e colocação de placas com informações turísticas. Cortez também destacou a importância do envolvimento da comunidade do Carafá, “pois não adianta o Poder Público se envolver se a população do entorno não estiver sensibilizada”. Segundo o secretário, já foram concluídas algumas das etapas para que o município possa receber a verba estadual para por em prática o projeto, e após três anos, em avaliação feita pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, a cidade se tornar estância turística.

Caminhada da Penha

A 21ª Caminhada da Penha deve receber neste domingo (28) cerca de mil pessoas. A concentração será às 4h na Matriz São José, no bairro da Chave, com saída prevista às 4h30 e chegada, no alto da Serra de São Francisco, onde está a capela, por volta das 8h, com a Orquestra de Viola Caipira de Votorantim recepcionando os caminhantes. Uma missa, na Capela da Penha será realizada entre 10h30 e 11h, pelo padre Almir, da Matriz São José.

Votorantim poderá receber estrada-parque para o turismo
A Capela da Penha deve recebe amanhã cerca de mil fiéis em mais uma edição do evento. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (8/3/2019)

De acordo com o organizador Paulo Roberto Ferreira Camargo, mais conhecido como Beto Zen, no percurso de 20 quilômetros, sendo a primeira metade de asfalto e o restante de terra, haverá três pontos de apoio com banheiros químicos e entrega de alimentos e água. Além disso, uma ambulância acompanhará os caminhantes. Ele também recomenda que as pessoas utilizem roupas e tênis confortáveis, e que caminhem dentro do seu limite.

Como nos anos anteriores, a camiseta alusiva ao evento pode ser trocada por cinco quilos de arroz. Os alimentos serão doados para entidades beneficentes de Votorantim e cidades vizinhas.

Para o retorno, a empresa Auto Ônibus São João disponibilizará transporte gratuito até o Terminal de Votorantim. Para quem precisar chegar de carro no ponto da concentração, a Indústria Alpina, que fica ao lado da Matriz, cederá seu estacionamento gratuitamente. A Matriz São José fica na rua Amirtes Luvison, no bairro da Chave. (Adriane Mendes)

Comentários