Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim aguarda chegada de doses para continuar vacinação

26 de Março de 2020 às 00:01

A Secretaria da Saúde (Sesa) de Votorantim informou ontem que aguardava uma nova remessa de vacinas contra a gripe, prevista para ser liberada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE). A Sesa, porém, não citou datas data.

Conforme a secretaria, o município recebeu o primeiro lote de vacina, com quatro mil doses, na sexta-feira da semana passada. “Devido à grande procura nas unidades, as doses acabaram no período da manhã da terça-feira, dia 23”, informou a pasta, em nota.

Em Votorantim deverão ser vacinados 2.057 trabalhadores da área da saúde e 10.653 idosos.

A Sesa orienta, ainda, para que as pessoas não fiquem circulando de uma unidade para a outra à procura de vacina. “Assim que chegar a vacina, a aplicação será retomada, inclusive com o sistema drive-thru, e com isso os idosos que estiverem de carro não precisarão descer do veículo.”

Estado e Ministério

O Cruzeiro do Sul questionou a Secretaria de Estado da Saúde sobre o envio de mais doses da vacina contra a gripe para Sorocaba e Votorantim. A pasta estadual informou que “a responsabilidade de compra e envio aos estados da vacina contra Influenza (gripe) é do Ministério da Saúde. “São Paulo está recebendo remessas parciais.” O Estado informa ainda que, de segunda para terça-feira desta semana, foram entregues às regiões 2,8 milhões de doses. “Esse montante, somado a outras dois milhões de doses recebidas anteriormente, corresponde a 70% da demanda para imunizar os grupos prioritários da primeira etapa da campanha: idosos e profissionais de saúde.”

Já o Ministério da Saúde disse que para viabilizar a campanha, o órgão federal investiu R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina e já enviou aos Estados 15 milhões de doses. (Ana Cláudia Martins)