Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votação no Participa Sorocaba encerra dia 31, próxima quarta-feira

24 de Julho de 2019 às 23:43

Votação no Participa Sorocaba encerra dia 31 Projetos aprovados serão incluídos no orçamento da Prefeitura em 2020. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (29/3/2019)

Termina no dia 31 de julho o prazo para votação no programa Participa Sorocaba, iniciativa da administração municipal para que os munícipes participem da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020. A oportunidade de votação pelos munícipes são 51 projetos, organizados por eixos temáticos e elaborados por técnicos da Prefeitura a partir das 570 sugestões de investimentos, obras, ações e serviços encaminhadas pela população no mês de abril, dentro da programação do Participa Sorocaba.

Para acessar os projetos e votar naquele que considerar o melhor, o interessado deve acessar o site da ação Participa Sorocaba ou visitar uma Casa do Cidadão. Realizado pela Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) de Sorocaba, o programa visa incentivar a participação popular na gestão pública da cidade e representa a oportunidade de decidir como a Prefeitura local deve investir uma parte dos impostos arrecadados. Os projetos escolhidos pela maioria dos munícipes votantes serão inseridos no projeto do orçamento municipal para 2020, que destinará cerca de R$ 15 milhões ao Participa Sorocaba.

A secretária titular da Secid, Suélei Gonçalves, informa que os projetos mais votados serão apresentados em audiência pública da LOA, marcada para 8 de agosto, a partir das 18h30, no Salão de Vidro do prédio da Prefeitura. Segundo a secretária, a finalidade é “dar mais transparência possível ao processo de tornar as ideias decididas pelos cidadãos em realidade”.

Projetos para votação

O cidadão que acessar o site para votação encontrará projetos nas diferentes área de atuação da administração municipal. Na educação, o projeto “Ler e Brincar” prevê equipar as escolas municipais com brinquedos pedagógicos adequados para auxílio na aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos. Há também o projeto para reforma, manutenção e melhoria nas escolas, e o projeto “enxoval”, que propõe melhor atendimento nas creches municipais com foco nas crianças de 0 a 3 anos. Há outros projetos na área de ensino.

Na saúde, são encontrados desde o projeto para ventilar, arejar e climatizar os ambientes de atendimento e espera das unidades básicas de saúde dos bairros, até o projeto de ampliação das unidades básicas de saúde e unidade móvel de combate a doenças sexualmente transmissíveis. (Carlos Araújo)