Buscar no Cruzeiro

Buscar

Voltam a faltar vacinas em Sorocaba

30 de Janeiro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Até a vacina contra a poliomielite (VOP) está em falta. Crédito da foto: Adival B. Pinto (14/11/2014)

Sorocaba voltou a ter falta de três vacinas para crianças. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), as doses das vacinas Pentavalente, DTP e VOP estão em falta há 15 dias e os estoques, zerados.

A SES recebeu no último dia 8 um lote com 4 mil doses da vacina Pentavalente e 3 mil doses da DTP, mas por conta da lista de espera que havia na rede básica elas já acabaram. As doses foram enviadas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado.

Questionada, a Prefeitura de Sorocaba afirma que até esta quarta-feira (29) não foi apontado ao município uma previsão para a entrega dessas doses. “Vale ressaltar que as vacinas no Brasil são fornecidas pelo Ministério da Saúde aos Estados que, por sua vez, as repassam aos municípios. Esta municipalidade comprometidamente sempre está em contato com o governo estadual para sinalizar a falta das vacinas e verificar a possibilidade de novas doses”, diz.

[irp posts="212414" ]

 

De acordo com a SES, a última vez que o município havia recebido a Pentavalente foi em novembro de 2019. Já a DTP, essa não era enviada desde abril do ano passado.

A vacina pentavalente protege as crianças contra difteria, tétano, coqueluche (pertussis), hepatite B (recombinante) e meningite por Haemophilus influenzae B, e está indicada no esquema de três doses para crianças menores de 1 ano de idade, sendo administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade.

A vacina DTP é necessária para evitar difteria, tétano e coqueluche. Ela é indicada como primeiro reforço aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos de idade.

Já a vacina oral poliomielite (VOP), que protege contra a paralisia infantil, é indicada aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

O Cruzeiro do Sul também questionou o Ministério da Saúde sobre a falta de vacinas em Sorocaba e o órgão informou que mantém a distribuição de vacinas em todo o País, e que trabalha na regularização dos estoques quando há necessidade, em casos pontuais. “Cabe esclarecer que a pasta envia as doses mensalmente aos Estados, que são responsáveis pela distribuição aos municípios”, diz.

DTP, Pentavalente e VOP

O Ministério da Saúde informa ainda que sobre a vacina DTP, neste mês, foram enviadas 600 mil de doses aos Estados, sendo 133 mil para São Paulo. Em 2019, o Ministério da Saúde distribuiu 3,6 milhões de doses da vacina DTP, sendo mais de 670 mil para o Estado de São Paulo.

“A vacina, produzida pela Biological, teve sua distribuição suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em junho de 2019 por problemas na qualidade, segurança e eficácia”, diz o órgão federal.

Sobre a Pentavalente, a pasta informa que já iniciou o processo de regularização da distribuição neste mês. “A oferta esteve irregular devido a problemas com o fornecedor” e agora “serão liberados novos lotes assim que forem liberados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)”.

O Ministério começou a distribuir um total de 1,7 milhão de doses da Pentavalente para os Estados. Após recebimento pelo Estado, o produto passa a ser encaminhado aos municípios. Para São Paulo serão liberadas 345 mil doses da Pentavalente.

Já sobre a vacina VOP (Poliomielite), o Ministério informa que, neste mês, foram enviadas 447 mil de doses, sendo 200 mil para São Paulo. (Ana Cláudia Martins)