Buscar no Cruzeiro

Buscar

Violência contra a mulher é tema de curso on-line neste sábado

05 de Novembro de 2020 às 08:46

Violência doméstica tem queda em Sorocaba Conteúdo tem como base dissertação de mestrado com pesquisa realizada no CEREM em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (27/4/2020)

“A violência contra a mulher e suas formas nos lares brasileiros” é tema de curso on-line que será realizado no próximo sábado (7) pelo psicólogo clínico sorocabano Sérgio Leão Bálsamo. O evento é voltado a psicólogos, psicoterapeutas, pedagogos, educadores e estudantes da área.

Serão abordadas desde a forma como se dá a violência doméstica, o comportamento da vítima e do agressor até os transtornos decorrentes do abuso, seja ele caracterizado pela violência psicológica ou física, sexual ou não, e tratamentos.

Bálsamo é psicólogo clínico há mais de 20 anos, com experiência em atendimento na saúde pública e mestre pela PUC-SP. Em sua dissertação de mestrado, ele trabalhou com mulheres vítimas de violências doméstica em diferentes níveis, que recebiam apoio do Centro de Referência da Mulher (CEREM) em Sorocaba.

O profissional chama a atenção para a necessidade de conscientização sobre a igualdade de direitos entre homens e mulheres e a abertura de espaço para a discussão sobre o tema da violência doméstica. “Essa condição de desigualdade entre homens e mulheres é tão intrínseco que as mulheres vítimas de violência encontram dificuldade em delatar seu agressor em várias escalas: pela vergonha e culpa que sentem, por medo de não receberem apoio familiar ou receio do apoio institucional”, explica Bálsamo.

Serviço

  • CURSO ON-LINE: “A violência contra a mulher e suas formas nos lares brasileiros”
  • PALESTRANTE: Sérgio Leão Bálsamo, psicólogo clínico, mestre pela PUC SP
  • DATA: dia 07/11 (sábado) - das 10h às 12h
  • CONTEÚDO: O que é, Quem são as vítimas e os Agressores, Formas de violência, Consequências para as vítimas, Transtorno de estresse Pós-traumático (T.E.P.T.), Legislação: prevenção e repressão e Apoio terapêutico: tratamento psicológico.
  • INVESTIMENTO: $ 99,00 ou 3 x 33,00 (cartão de crédito)
  • INFORMAÇÕES: [email protected]
  • INSCRIÇÔES: https://www.sympla.com.br/a-violencia-contra-a-mulher-e-suas-formas-nos-lares-brasileiros__1039467