Sorocaba e Região

Violência contra a mulher é tema de curso on-line neste sábado

Conteúdo tem como base dissertação de mestrado com pesquisa realizada no Centro de Referência da Mulher (CEREM) em Sorocaba
Violência doméstica tem queda em Sorocaba
Conteúdo tem como base dissertação de mestrado com pesquisa realizada no CEREM em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (27/4/2020)

“A violência contra a mulher e suas formas nos lares brasileiros” é tema de curso on-line que será realizado no próximo sábado (7) pelo psicólogo clínico sorocabano Sérgio Leão Bálsamo. O evento é voltado a psicólogos, psicoterapeutas, pedagogos, educadores e estudantes da área.

Serão abordadas desde a forma como se dá a violência doméstica, o comportamento da vítima e do agressor até os transtornos decorrentes do abuso, seja ele caracterizado pela violência psicológica ou física, sexual ou não, e tratamentos.

Bálsamo é psicólogo clínico há mais de 20 anos, com experiência em atendimento na saúde pública e mestre pela PUC-SP. Em sua dissertação de mestrado, ele trabalhou com mulheres vítimas de violências doméstica em diferentes níveis, que recebiam apoio do Centro de Referência da Mulher (CEREM) em Sorocaba.

O profissional chama a atenção para a necessidade de conscientização sobre a igualdade de direitos entre homens e mulheres e a abertura de espaço para a discussão sobre o tema da violência doméstica. “Essa condição de desigualdade entre homens e mulheres é tão intrínseco que as mulheres vítimas de violência encontram dificuldade em delatar seu agressor em várias escalas: pela vergonha e culpa que sentem, por medo de não receberem apoio familiar ou receio do apoio institucional”, explica Bálsamo.

Serviço

  • CURSO ON-LINE: “A violência contra a mulher e suas formas nos lares brasileiros”
  • PALESTRANTE: Sérgio Leão Bálsamo, psicólogo clínico, mestre pela PUC SP
  • DATA: dia 07/11 (sábado) – das 10h às 12h
  • CONTEÚDO: O que é, Quem são as vítimas e os Agressores, Formas de violência, Consequências para as vítimas, Transtorno de estresse Pós-traumático (T.E.P.T.), Legislação: prevenção e repressão e Apoio terapêutico: tratamento psicológico.
  • INVESTIMENTO: $ 99,00 ou 3 x 33,00 (cartão de crédito)
  • INFORMAÇÕES: winnicott.espaco@gmail.com
  • INSCRIÇÔES: https://www.sympla.com.br/a-violencia-contra-a-mulher-e-suas-formas-nos-lares-brasileiros__1039467
Comentários