Vila dos Velhinhos e Lar São Vicente suspendem visitas

Por

No Lar São Vicente, cartaz alerta para que os internos não recebam visitantes agora. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/3/2020)

Na Vila dos Velhinhos, idosos são orientados a ficarem em lugares mais abertos. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/3/2020)

Os dois lares de idosos que atendem de forma filantrópica em Sorocaba, a Vila dos Velhinhos e o Lar São Vicente de Paulo, suspenderam visitas e projetos voluntários por tempo indeterminado, até que a pandemia do coronavírus tenha passado. Os responsáveis informam que estão seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Rosana Paulete Tozzato, assistente social da Vila dos Velhinhos, informa que a entidade está atuando de forma preventiva. “Suspendemos as visitas de familiares, grupos de igreja e orientamos os moradores a ficarem em lugares mais abertos, lavarem mais as mãos, passarem álcool em gel”, afirma.

A assistente social afirma que tem sido feito um trabalho de conscientização dos idosos. “Estamos falando para evitarem sair na rua, mas quem sair tem de chegar e lavar as mãos ou passar álcool em gel.”

A Vila dos Velhinhos atende 96 idosos, dos 60 aos 100 anos. Um item que a entidade está precisando é de doações de máscaras. Quem tiver e puder ajudar, deve entrar em contato pelo telefone (15) 3217-2155. A entidade fica na avenida Dr. Luiz Mendes de Almeida, 380, Jardim São Paulo.

Apenas familiares

No Lar São Vicente, cartaz alerta para que os internos não recebam visitantes agora. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/3/2020)

No Lar São Vicente de Paulo, o gestor Rubens Ribeiro afirma que foi colocada uma placa logo na frente da entidade, informando sobre a suspensão das visitas. Também foram suspensos os trabalhos voluntários. Outra medida é que os funcionários estão usando máscaras.

A entidade atende 105 idosos, desde os 60 anos até por volta dos 100 anos. “Temos 45 cadeirantes e muitos idosos bem debilitados, então tomamos essa atitude até passar esse período e pedimos para as pessoas terem essa compreensão”, afirma Rubens.

Conforme o gestor, apenas familiares poderão realizar visita, mas esta fica restrita à área de ar livre, e a orientação é usar máscara. “Os idosos estão sabendo que é para a proteção deles mesmos”, afirma.

Rubens lembra que a entidade continua recebendo doações e que agora precisa ainda mais de ajuda da população, já que costumava obter renda com aluguel do salão de festas e agora os eventos foram todos cancelados. “A nossa necessidade continua”, reforça. Interessados em ajudar, podem entrar em contato pelo telefone (15) 3313-9100. O Lar São Vicente de Paulo fica na avenida Betânia, 1.255, Jardim Betânia. (Daniela Jacinto)