Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vídeos ajudam idosos a matar a saudade dos familiares em Sorocaba

01 de Abril de 2020 às 00:01

Vídeos ajudam idosos a matar as saudades Os idosos gravam seus recados e depois assistem às respostas, vindas dos parentes. Crédito da foto: Cortesia

Os 96 residentes da Vila dos Velhinhos de Sorocaba encontraram uma maneira de ter acesso ao mundo externo em tempos de pandemia do coronavírus: o uso de aplicativos de mensagens. Para matar a saudade, vídeos com depoimentos são gravados e enviados aos respectivos parentes. As respostas de filhos, irmãos e amigos são recebidas e mostradas aos idosos.

Segundo Rosana Paulete Tozzato, assistente social da Vila dos Velhinhos de Sorocaba, essa foi uma maneira segura de manter os residentes mais próximos aos parentes. Os idosos estão retidos nas dependências da instituição desde 23 de março, após a decretação de Estado de Calamidade Pública em Sorocaba para fins de prevenção e enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19).

https://youtu.be/nWefWvHyEts

Antes da pandemia, os idosos tinham a liberdade de deixar o prédio da Vila dos Velhinhos para passear -- mediante aviso prévio. As visitas de parentes e amigos eram diárias e disponibilizadas das 14h às 16h. Agora, os residentes estão impedidos de deixar o local e de receber pessoas de fora.

Quando não gravam os vídeos, os idosos têm feito caminhadas internas para manter a saúde em dia. Segundo Rosana, eles também rezam com frequência o terço. “É uma hora de ter muita fé”, comenta Rosana.

O trabalho de gravar e enviar os vídeos é coordenado por Rosana. Cada residente escolhe o destinatário e passa o recado.

A residente Maria Elisa Novaes, 87 anos, enviou uma mensagem para a filha. “Aqui está tudo bem, já tomamos vacina anteontem”, diz. Ao lado dela, durante a gravação, estava Carmen Theodora dos Prazeres, 86. Ela também aproveitou para passar um recado. “Aqui nós estamos presas, mas temos uma prisioneira chefe linda também. Então a gente vai levando...”.

https://youtu.be/GxNsz3vnYmk

Apesar de estarem retidos, todos os residentes já foram vacinados na sexta-feira, dia 27, contra a gripe. As doses foram fornecidas pela Vigilância Epidemiológica de Sorocaba e aplicadas no próprio prédio da Vila dos Velhinhos de Sorocaba.

Esse aviso também foi passado por Maria Carminda Marques, 92, residente da Vila dos Velhinhos. “Estou feliz porque tomei a vacina e estou livre de qualquer perigo, graças a Deus”, diz. “E que ninguém fique doente nunca!”, completa. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos