Veículos abandonados viram problema nas ruas de Sorocaba

Por

Moradores próximos reclamam que os carros acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito da dengue. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS

Moradores próximos reclamam que os carros acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito da dengue. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS

Por mais de um mês, o abandono de um furgão em frente ao número 34 da rua Antônio Gomes Morgado, no Jardim Cruzeiro do Sul, região da Vila Haro, foi motivo de preocupação para a aposentada Sueli dos Santos Neves, que mora numa casa vizinha. “Isso aí é criadouro de dengue”, reclamou Sueli, “porque chove no interior do carro e o pneu dianteiro direito represa água suja na guia da calçada”. E acrescentou: “Eu, como já tive dengue, não desejo isso pra ninguém.” Também se preocupou com a segurança, pois acha que um bandido podia se acomodar dentro do veículo. Anteontem, um guincho foi ao local retirou o carro. Sueli comemorou: “Graças a Deus.”

[irp posts="77172" ]

 

Enquanto o veículo permaneceu no local, vizinhos não sabiam o que fazer para retirá-lo. A placa era BIR - 4096, de Porto Feliz. Vândalos tentam destruir o veículo, quebram vidros e levam peças. Os dois pneus traseiros foram arrancados. O para-brisa foi estilhaçado e vidros quebrados se espalharam nos bancos. Até o retrovisor e a placa traseira foram arrancados. E esse não foi um caso isolado, se forem levados em conta os números de carros abandonados nas ruas da cidade.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob), informa que retirou, nos primeiros 45 dias do ano, 15 veículos abandonados das vias públicas da cidade. A administração municipal admite que em Sorocaba não é difícil se deparar com carros abandonados nas ruas. “Além da poluição visual, a retirada dos veículos abandonados previne focos de Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, colaborando para inibir o alastramento na cidade; e ainda, coibir que tais veículos sejam utilizados como esconderijos de drogas”, avalia a Prefeitura por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom).

A retirada de veículos abandonados das ruas é um serviço regulamentado pela Lei Municipal nº 10731 de 26 de fevereiro de 2014. A Semob, por meio da Urbes - Trânsito e Transportes, informa que os agentes de trânsito são autorizados a apreender veículos que estejam abandonados em vias publicas após cinco dias consecutivos.

Somente no ano de 2018, foram registradas 724 ocorrências em Sorocaba, sendo recolhidos 139 veículos pela Urbes. Os demais foram retirados pelos próprios proprietários ao serem notificados. Para denunciar algum veículo abandonado, basta ligar no número 118 Trânsito ou enviar foto e localização pelo Fale Conosco, disponível no site www.urbes.com.br. (Carlos Araújo)