Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vandalismo prejudica sinalização de trânsito

02 de Setembro de 2018 às 07:00
Marcel Scinocca [email protected]

Vandalismo prejudica sinalização de trânsito Próximo a um colégio na rua Imperatriz Leopoldina, no Mangal, restou apenas o poste. Crédito da foto: Divulgação

No primeiro semestre de 2018 tiveram que ser reinstaladas 230 placas de sinalização viária na cidade, após atos de vandalismo ou furto. A informação é da Urbes, empresa pública que gerencia o trânsito e o transporte em Sorocaba. Além de gerar custo aos cofres públicos, a situação provoca confusão no sistema viário.

O motorista Edvandro Marques, que também é presidente do Sindicato dos Condutores Escolares de Sorocaba e Região, conta que diariamente trabalhadores da categoria enfrentam transtornos pela falta das placas, nesse caso, as que indicam área de embarque e desembarque de vans escolares. “Falta segurança aos nossos alunos, na maioria de 4 anos de idade, tendo em vista que transportamos de 15 a 20 alunos em cada van. Com a falta de placas de embarque e desembarque, temos que parar longe, muitas vezes tendo que atravessar em avenidas movimentadas, os tios se revezam fazendo o trabalho de guarda de trânsito para ajudar atravessar, correndo risco de atropelamento e quedas por se tratar de crianças pequenas”, afirma.

Os problemas foram registrados, por exemplo, nas escolas Beatriz Caixeiro Del Cistia, no bairro Santo André, Zélia Dulce de Campos Maia e na CEI-28, do Parque São Bento. “É impossível manobrar e estacionar pior ainda. Precisamos garantir a segurança desses pequenos”, diz a motorista Bruna Coqueto. Um dos problemas atuais pode ser verificado nas proximidades de uma colégio na rua Imperatriz Leopoldina, no Mangal.

Conforme o Sindicato dos Condutores, 74 ofícios já foram protocolados na Urbes para informar os problemas e cobrar solução. Os condutores reclamam da demora na resolução dos problemas e ainda que a situação impede a fiscalização, já que não há placas que indiquem que o local é, de fato, área de embarque e desembarque.

No caso da sinalização semafórica, foram cinco casos de furtos de cabos dos semáforos, deixando-as inoperantes. No total, já foram gastos mais de R$ 18 mil com manutenção de placas e conjuntos semafóricos danificados por vandalismo. A Urbes não possui imagens dos atos de vandalismo e toma conhecimento deste tipo de situação por meio do relatório da equipe de vigilância e de vistorias dos fiscais.

Lombofaixas

Há ainda outro problema causado por ações criminosas nas vias da cidade: o comprometimento da acessibilidade. Essa situação ocorre em especial com as lombofaixas. O sumiço de uma chapa com material reforçado que possibilita, por exemplo, a passagem de cadeira de rodas é um transtorno constante em vários pontos da cidade. A situação pode ser constatada na avenida Nogueira Padilha, na zona leste, e na Ulysses Guimarães, na zona norte.

Segundo a Urbes, no caso das lombofaixas há situação de sumiço e também de avaria das placas. A empresa pública diz que assim que é informada ou é detectada a situação, uma equipe é enviada ao local para efetuar a substituição e conserto. Especificamente sobre a lombofaixa na avenida Ulysses Guimarães, a Urbes diz que enviará equipe ao local para averiguação e reparo.

Ação

Vandalismo prejudica sinalização de trânsito A GCM deteve um homem, na zona norte, com duas placas indicativas para parada de veículos. Crédito da foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM) também atua na questão. Uma ação, inclusive, ocorreu na segunda-feira (27) na avenida Tadao Yoshida. Homens da GCM apoiavam uma fiscalização de transporte da Urbes quando observaram um rapaz pendurado no poste que dava sustentação à placa, tentando retirá-la do local. Ele foi abordado na avenida Ulysses Guimarães, de posse de duas placas. O homem, de 31 anos, morador do Laranjeiras, foi detido e passou por audiência de custódia na terça-feira (28).

Em todos os casos, a Prefeitura de Sorocaba, através da Urbes, faz um apelo à população e pede que as pessoas ajudem a fiscalizar e a preservar os bens públicos, denunciando qualquer atitude suspeita pelos telefones 118 (Urbes Trânsito e Transportes) ou 153 (Guarda Civil Municipal). Para denunciar ou informar os problemas, não é necessário se identificar.

Galeria

Confira a galeria de fotos